Empoderamento

2º Encontro da Rede Mulheres do Maranhão é promovido em Arari

Objetivo é fortalecer a rede, criando novas oportunidades de interação entre os projetos sociais que estão melhorando a vida das integrantes e suas famílias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Encontro contou com a participação de 56 mulheres, todas empreendedoras de negócios sociais do Agir
Encontro contou com a participação de 56 mulheres, todas empreendedoras de negócios sociais do Agir (rede)

ARARI - A Cidade de Arari foi escolhida para sediar o 2º Encontro da Rede Mulheres do Maranhão, grupo formado por representantes dos negócios sociais incubados pelo Programa AGIR EFC, da Fundação Vale. O evento foi promovido na Estação Conhecimento de Arari, com o objetivo de fortalecer a rede, criando oportunidades de interação entre os projetos sociais que estão melhorando a vida das integrantes e suas famílias. Além de fomentar o empoderamento de mulheres empreendedoras, o encontro busca criar laços de cooperação e solidariedade, além de consolidar a governança da Rede Mulheres do Maranhão.

"A Rede Mulheres do Maranhão está fortalecendo o que o Programa AGIR EFC já conseguiu ao longo dos anos, que é nos transformar em empreendedoras. Este segundo encontro da Rede foi muito bom, além das expectativas. Aqui a gente troca experiência, compartilha os desafios e busca cada vez mais fortalecer a parceria que já existe entre a gente. Queremos agradecer muito a Fundação Vale", declarou a empreendedora Ivoneide Oliveira da Silva, do negócio social Delícias da Vila Pindaré em Buriticupu.

O encontro contou com a participação de 56 mulheres, todas empreendedoras de negócios sociais incubados pelo AGIR. Durante o encontro, as empreendedoras puderam experimentar dinâmicas com situações que simulavam a aquisição de insumos, comercialização de produtos, soluções para desafios específicos de cada negócio, além de trabalharem a questão da autonomia e governança da rede. "Estou muito feliz de participar da Rede. Temos de nos esforçar para que os resultados possam levar desenvolvimento para as comunidades e servir como exemplo de sucesso para outras mulheres que sonham com um futuro melhor", mencionou a empreendedora Regiane Pereira Sales, presidente da Rede Mulheres do Maranhão.

Durante o segundo semestre de 2017, a Fundação Vale realizará um trabalho intenso no que tange a formação de lideranças da Rede Mulheres do Maranhão para que as empreendedoras estejam aptas a liderar diferentes frentes e processos. De acordo com Marcus Finco, analista da Fundação Vale e coordenador da iniciativa, "o empoderamento das empreendedoras e a consolidação da Rede Mulheres do Maranhão é fundamental não somente para a sustentabilidade de cada negócio social, mas sobretudo pelo efeito multiplicador nas economias locais e por toda a ressonância na cadeia produtiva de outros pequenos empreendimentos no Maranhão e Pará, alavancando a geração de postos de trabalho e incrementando a renda das famílias".

SAIBA MAIS

O programa, desenvolvido desde agosto de 2014, busca alternativas de geração de trabalho e renda para empreendedores que atuavam no comércio informal de alimentos às margens da Estrada de Ferro Carajás (EFC), levando em conta seus desejos e as vocações locais. A iniciativa engloba 23 negócios sociais. Mais de 160 empreendedores participam do AGIR EFC, distribuídos em 11 comunidades de sete municípios, nos estados do Maranhão e Pará: Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca e Marabá. Os empreendimentos vão da produção de óleo e azeite de babaçu, passando por produtos de corte e costura, até doces e panificados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.