Corrida São Luís

Saúde no pódio

As duas iniciativas têm como finalidade estimular hábitos de vida saudáveis na população do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Neste fim de semana, acontece a edição de 2017 da Corrida São Luís. Realizada anualmente pela TV Mirante, a corrida terá um novo percurso para as duas distâncias de prova (5 e 10 km). Desta vez, a Via Expressa receberá os atletas profissionais e amadores. Parte da ação, O Estado publica nesta edição o Viva Mais, suplemento sobre saúde, comportamento, estética e bem-estar, que tem o patrocínio, neste número, do Laboratório Gaspar.

As duas iniciativas têm como finalidade estimular hábitos de vida saudáveis na população do estado, quer seja através da prática esportiva ou de informações úteis.

O estímulo de bons hábitos deveria ser uma missão coletiva. Um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) divulgado no início do ano, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge a 20% das pessoas adultas no país. Estima-se que 7,3% das crianças menores de 5 anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.

Antes que algum desavisado tente justificar que não devemos impor padrões de beleza de magreza à população, um aviso: estamos falando de saúde. Muitos problemas de saúde são causados pelo excesso de peso. Com o aumento dos números da balança, cresce também as chances do aparecimento de diabetes, de hipertensão, alteração de gorduras no sangue, aumento dos triglicérides, entre outros.

Por isso, as autoridades de saúde em todo o mundo já tratam o problema como epidemia. Dentre os motivos para o aumento do peso da população mundial, especialistas apontam a urbanização e a mudança nos padrões de consumo.

Os hábitos alimentares das famílias têm mudado. O clássico feijão com arros está sendo substituído pela ingestão de alimentos ultraprocessados, pela facilidade de abrir um pacote. Tempo corrido e até o preço influenciam essas escolhas – um refrigerante é mais barato que um copo de suco.

Por falar em refrigerante, uma das medidas para barrar o crescimento da obesidade e suas comorbidades é a tentativa do Ministério da Saúde em negociar com representantes do setor o fim da oferta de refil de refrigerantes em restaurantes e redes de lanchonete no Brasil. De acordo com a pasta, cerca de mil lojas de redes de fast-food, além de restaurantes, oferecem aos clientes a modalidade de consumo ilimitado por um preço fixo, o que aumenta em 30% o consumo da bebida.

Como já dito, a luta é pela melhoria da saúde. A obesidade está associada a uma série de doenças crônicas, que matam ou trazem graves sequelas para o dia a dia. Uma nova postura deve surgir agora, pois as gerações que crescem precisam dos exemplos e ensinamentos. Daí a importância de iniciativas como a Corrida São Luís e o Viva Mais, que estimulam a adoção de hábitos saudáveis e a prática esportiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.