No São Paulo

Sob pressão do rebaixamento, Dorival só teve boa campanha no Santos

Assim como nos últimos cinco trabalhos que fez, novo técnico do São Paulo chega mais uma vez para “salvar” uma equipe contra a degola

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Dorival Júnior teve seu melhor trabalho na última passagem que teve pela equipe do Santos
Dorival Júnior teve seu melhor trabalho na última passagem que teve pela equipe do Santos (DORIVAL JUNIOR )

São Paulo - O técnico Dorival Júnior é o novo treinador do São Paulo. O presidente Leco anunciou a contratação do técnico na última quarta-feira, e o comandante assume o Tricolor na zona de rebaixamento, com experiência em situações de risco. Nos últimos sete trabalhos do comandante, brigou contra a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades.

O fantasma da Série B parece perseguir Dorival. A primeira vez que o paulista de Araraquara teve que brigar contra o rebaixamento foi em 2010. Quando chegou ao Galo em setembro, substituindo Vanderlei Luxemburgo, a equipe mineira se encontrava na zona da degola. O saldo final, porém, foi positivo.

Em 14 jogos sob o comando do Atlético-MG, Dorival venceu sete partidas e teve 57% de aproveitamento, deixando os mineiros na 13ª posição e passando longe da zona de descenso.

Depois de passagens vitórias em Santos e Internacional, Júnior voltou a flertar com o rebaixamento em 2013. E dessa vez, teve péssimo resultado. Dorival assumiu o comando do Vasco com a equipe longe da degola, na 14ª posição. Em 25 partidas, somou apenas seis vitórias. Com o Cruz-maltino em 18º e a sete rodadas do fim do torneio, a diretoria vascaína optou pela demissão de Dorival. O Vasco não conseguiu se salvar e amargou seu segundo rebaixamento à Série B.

Ainda em 2013, Dorival teve missão que parecia impossível: salvar o Fluminense do rebaixamento. O treinador paulista esteve à frente do clube em apenas cinco partidas, conseguindo três vitórias, um empate e uma derrota. Apesar de terminar sua passagem com o time na zona de rebaixamento, o Fluminense acabou conseguindo se manter na Série A por conta da escalação irregular de um atleta da Portuguesa. Com isso, o time paulista perdeu pontos e assumiu o lugar do Tricolor no grupo de relegados.

Mas Dorival e a zona de rebaixamento ainda voltariam a flertar. Em 2014, o treinador assumiu o Palmeiras – clube que havia atuado ainda como jogador. Mesmo com o forte vínculo com o Verdão, o comandante não deixou muitas saudades no time da Barra Funda.

Dorival assinou contrato de risco (com multa rescisória de apenas um mês) com o Palmeiras, e chegou com o clube na 16ª posição, uma acima do rebaixamento, deixando o time à salvo de sua terceira participação na Série B apenas na última rodada. O Palmeiras chegou na 38ª partida do campeonato precisando vencer seu jogo. No entanto, acabou empatando em casa com o Atlético-PR e precisou contar com uma vitória do Santos sobre o Vitória para manter sua posição na elite do futebol nacional.

A melhor campanha de Dorival sob pressão aconteceu em 2015. Em sua última passagem pelo Santos, o comandante também teve a missão de “bombeiro”, e precisou tirar o Peixe da zona da degola. Substituindo Marcelo Fernandes, Dorival comandou a equipe em 25 partidas e conseguiu dar um salto significativo, terminando a competição na sétima posição e flertando com o G4.

Mais – Mais uma “missão

Para este ano, a missão de Dorival Júnior novamente promete ser das mais difíceis. O São Paulo é o 17º na tabela de classificação e vive um momento de incerteza na competição. Rogério Ceni, um dos maiores ídolos da história do clube, foi demitido, e a diretoria são-paulina demonstrou em diversos momentos que não tem problemas em vender jogadores importantes para o time, como o volante Thiago Mendes e o zagueiro Maicon, que deixaram o clube às pressas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.