Reabilitação

Fogão pega Nacional pela Libertadores

Enquanto o Glorioso foi derrotado no Campeonato Brasileiro, o time uruguaio vem de vitória sobre o Sud América e lidera o campeonato nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Roger quer vitória
Roger quer vitória (Roger quer vitória h)

O Botafogo visita o Nacional do Uruguai nesta quinta-feira, às 21h45, no Estádio Parque Central, em Montevidéu, capital do Uruguai, no encerramento da rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Glorioso vem fazendo uma grande campanha na competição. Nas etapas preliminares eliminou Colo-Colo, do Chile, e Olimpia, do Paraguai, ambos campeões continentais no passado.
O feito botafoguenses parece não ter sido satisfatório para o time comandado por Jair Ventura, que na fase de grupos terminou em primeiro lugar na sua chave, deixando de fora das oitavas de final dois outros campeões: Estudiantes, da Argentina, e Atlético Nacional, da Colômbia, inclusive o atual detentor do caneco.
Agora, o Botafogo vai encarar o Nacional, tricampeão da Libertadores nos anos de 1971, 1980 e 1988, mas que na atual edição penou para chegar até as oitavas, avançando em segundo lugar na chave vencida pelo Lanús, da Argentina, e onde a Chapecoense só foi eliminada por ter perdido pontos devido à escalação irregular de um jogador. Apesar disso, os botafoguenses pregam muito respeito ao rival.
“Trata-se de um campeão, de um time de muita tradição, copeiro e que está acostumado a disputar a Libertadores. Vamos mais uma vez ter um grande oponente, porém, agora estamos cada vez mais cientes de nossa força. Não é nada fácil enfrentar o Botafogo, pois também nos entregamos muito em campo”, disse o artilheiro Roger.
Mesmo com o gol marcado como visitante sendo critério de desempate, os botafoguenses não escondem que a meta é não perder. A ordem é conseguir levar a decisão para o jogo de volta, no dia 10 de agosto, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ.
“Claro que, se conseguirmos marcar um gol no Uruguai, vai ser maravilhoso. O importante, porém, é fazermos um jogo bem equilibrado para garantirmos um resultado que leve a decisão para a nossa casa”, disse o zagueiro argentino Joel Carli.
Em termos de escalação, Jair Ventura aposta no mistério para quebrar a série de três jogos sem vitória, que teve a derrota de 1 x 0 para o Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A principal dúvida, porém, está no meio, onde o volante Matheus Fernandes, recuperado de lesão na perna direita, disputa posição com o meia Camilo.
Pelo lado do Nacional, o técnico Martin Lasarte está satisfeito com a subida de produção da equipe, que no fim de semana fez 3 x 0 no Sud América e segue liderando o Campeonato Uruguaio. O treinador agora quer repetir esse desempenho diante dos brasileiros.
“Estamos atravessando um grande momento e temos que trazer isso para dentro de campo também na Libertadores, garantindo um belo resultado contra o Botafogo, que nos dê tranquilidade no Rio de Janeiro”, disse Lasarte.
O time para este jogo não poderá contar com a estrela da companhia, o atacante Rodrigo Aguirre, que teve o empréstimo renovado com a Udinese, da Itália, apenas por conta deste jogo, porém, foi vetado devido a uma entorse no joelho direito. Assim, Kevin Ramírez será o comandante de ataque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.