Ação

Conselhos municipais serão acompanhados pela Câmara

TAC faz parte da campanha “Combate à corrupção, capacitando o cidadão”, lançada no dia 7 de junho, pela 1ª Promotoria de Itapecuru-Mirim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

ITAPECURU-MIRIM - O Ministério Público do Maranhão firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, estabelecendo a obrigação do Poder Legislativo de acompanhar os conselhos municipais.

A fiscalização deve ser feita a cada quatro meses, em sessão legislativa, no mês anterior à audiência pública, a cargo do Município, onde os conselhos devem apresentar a prestação de contas. O acordo foi assinado pela promotora de Justiça Flávia Valéria Nava Silva e pelo presidente do Poder Legislativo, José Carlos de Araújo Vieira Júnior.

Pelo TAC, a Câmara Municipal comprometeu-se a receber as reivindicações apresentadas pelos conselheiros municipais, adotando as medidas necessárias para regularizar as pendências junto à administração municipal. Cabe ainda ao Poder Legislativo observar a execução orçamentária em cada secretaria municipal.

Outra providência acertada no acordo é o envio ao Ministério Público pela Câmara, no prazo de 10 dias após a sua realização, de cópia das atas das sessões, e as providências adotadas com a Prefeitura para regularizar as solicitações comunicadas pelos conselhos municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.