Investimentos

Presidente da Academia Maranhense de Ciência reúne-se com ministro

Encontro teve o objetivo de discutir estratégias para melhorar área de Ciências e Tecnologia no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Sofiane Labidi, o ministro Gilberto Kassab e Cláudio Trinchão
Sofiane Labidi, o ministro Gilberto Kassab e Cláudio Trinchão (Sofiane Labidi, o ministro Gilberto Kassab e Cláudio Trinchão)

SÃO LUÍS - O presidente da Academia Maranhense de Ciência, Sofiane Labidi, esteve em Brasília onde se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Na pauta do encontro, foram discutidas formas de investimentos para desenvolver a área de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Labidi cumpriu dois dias de agenda na Capital Federal. Na terça-feira, 20, ele reuniu-se com o presidente da Agência Estadual Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges. Já na quarta-feira, 21, houve o encontro com o ministro Kassab.

O objetivo do encontro foi discutir formas para desenvolver ainda mais o potencial científico e tecnológico do Maranhão. “O estado está se esforçando, mas ainda estamos muito lento”, destacou Sofiane Labidi, que relatou a existência de poucos doutores no estado e necessidade do Maranhão entrar de vez no mapa da ciência no Brasil.

Outro tema discutido durante o encontro foi a necessidade de uma maior ligação entre as universidades e empresas. “É importante que o conhecimento produzido nas universidades possa ir para a sociedade”, destacou.

Ele relatou ainda que o ministro Kassab avaliou positivamente o encontro e se mostrou proposto as ajudar. Uma dessas colaborações será em setembro em que o ministério enviará técnicos para o Maranhão para participar de um evento na área de Ciência e Tecnologia. No final do encontro, será elaborado um plano estratégico com ações a serem desenvolvidas para desenvolver a área no estado.

Mais

A Academia Maranhense de Ciência tem oito anos de existência e 40 membros. O objeto é reunir os pesquisadores da área para trabalhar de forma conjunta com o intuito de desenvolver o estado por meio do conhecimento e inovação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.