Luto

Capoeira do Brasil perde Mestre Patinho, ícone das artes marciais

Antônio José da Conceição Ramos morreu na manhã de ontem e o velório acontece na Brasil Pax, com homenagens

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mestre Patinho era formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Mestre Patinho era formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). (Mestre Patinho)

SÃO LUÍS - Principal representante da capoeira no Maranhão e reconhecido pelos adeptos do esporte também em outros estados do Brasil, Antônio José da Conceição Ramos, mais conhecido como Mestre Patinho, faleceu no início da manhã de ontem, em São Luís. Ele tinha 66 anos. O velório aconteceu na Brasil Pax, em frente à igreja de Santo Antônio, no centro de São Luís, e enterro será hoje, às 10h, no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais. Segundo familiares, ele teve uma infecção generalizada.

Mestre Patinho era formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, além de mestre de Capoeira, era atleta de Judô, Karatê e Jiu jitsu, bailarino clássico e especialista em Ginástica Olímpica. Foi ele quem criou a primeira Escola de Capoeira do Maranhão, no Laborarte. Foram os movimentos da capoeira que encantaram Antônio José da Conceição, aos 9 anos.

Mestre Sapo foi quem o ensinou e o graduou. Observando, foi estudar a capoeira na Bahia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Trabalhou no Ginásio Costa Rodrigues e na Academia Senzala. A capoeira o influenciou a ser um ginasta e um dançarino pelas escolas Pró-Dança, Lítero e Gladys Brenha. Divulgava a capoeira no Laborarte e em sua escola Centro Cultural Mestre Patinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.