Feriado

Comércio de rua e shoppings podem funcionar no dia de Corpus Christi

Fecomércio diz que as lojas de rua podem funcionar das 8h às 14h; shopping terá horário diferenciado; já os demais segmentos não classificados como lojistas não funcionam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Lojas de rua poderão abrir as portas no feriado
Lojas de rua poderão abrir as portas no feriado (Lojas de rua poderão abrir as portas no feriado )

SÃO LUÍS - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que na próxima quinta-feira,15, dia de Corpus Christi, o comércio lojista poderá funcionar em São Luís das 8h às 14h para os estabelecimentos de rua e das 14h às 20 hs para as lojas de shopping centers, com pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 43,40, conforme acordo firmado por meio da Convenção Coletiva de Trabalho. Já os demais segmentos do comércio não classificados como lojistas, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, não funcionam nesse dia.

No caso dos supermercados, a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís define que esse tipo de estabelecimento funcionará normalmente.

Shopping

No São Luís Shopping, o funcionamento será diferenciado em diversos setores; lojas satélites quiosques ( 14h às 20h); Louvre Magazine, C&A, Renner e Riachuelo ( das 14h às 20h); Hiper Bom Preço ( 8h às 22h); Lojas Americanas ( 12h às 22h), Cinépolis ( 13h às 22h); Praça de Alimentação e Danny’s Park ( 12h às 22h); Praça de Eventos ( 12h às 22h).

Feriado

Corpus Christi é um feriado nacional no qual a Igreja Vatólica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração do Corpus Christi é em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.