Conscientização

Caminhada Mão Amiga alerta para exploração sexual infantil

Esta é a 4ª edição da ação, que chama atenção à necessidade de políticas voltadas a crianças e adolescentes; intenção é alertar população para qualquer tipo de atitude que possa se configurar como trabalho e exploração sexual desse público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Centenas de pessoas participaram da Caminhada Mão Amiga, em sua segunda edição, em Rosário
Centenas de pessoas participaram da Caminhada Mão Amiga, em sua segunda edição, em Rosário (caminhada)

ROSÁRIO - Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. Este foi o tema da IV Caminhada Mão Amiga, que aconteceu na quarta-feira, 7, em Rosário. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

O objetivo da caminhada é alertar e orientar a população para qualquer tipo de atitude que possa se configurar como trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração da Caminhada foi na Praça do Coqueiro, onde se reuniram autoridades, representantes municipais e de Justiça, bem como crianças e adultos. “Queremos, com isso, chamar a atenção para a necessidade e importância do desenvolvimento de ações de combate a esses crimes”, destacou a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

Irlahi Moraes fez questão de enfatizar que, embora a temática tenha maior visibilidade durante a Caminhada Mão Amiga, as políticas destinadas a erradicar este problema são desenvolvidas permanentemente. “É uma luta diária, que parte do princípio de que o lugar de toda criança e adolescente é na sala de aula, onde a possibilidade de envolvimento com a violência é muito menor”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Ulcilas Batista de Carvalho, o esforço tem garantido resultados. “Temos conseguido reduzir as desigualdades e combater o problema. Prova disso é que nosso município recebeu o Selo Unicef no ano passado. E continuaremos a desenvolver ações de combate”, enfatiza ele, que classifica a exploração de crianças e adolescentes como uma problemática complexa e que demanda por ações conjuntas. “É fundamental o envolvimento da família e de representantes dos poderes públicos e das instituições civis organizadas”, acrescenta.

SAIBA MAIS

A Caminhada Mão Amiga é realizada desde 2013 no município de Rosário. “É fruto de uma Lei Municipal que marca o dia 31 de maio como Dia Mundial de Combate ao Crime de Violência e Exploração Sexual no Município de Rosário e uma forma de mostrar que estamos todos unidos contra a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes”, expliou a prefeita Irlahi Moraes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.