Genética

Assinado acordo de cooperação técnica do Pró-Genética

Assinatura aconteceu ontem, em evento no Palácio dos Leões; programa dará acesso ao melhoramento genético do rebanho bovino maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Ronaldo Bichuette, do ABCZ, assina acordo na presença de Flávio Dino
Ronaldo Bichuette, do ABCZ, assina acordo na presença de Flávio Dino (pro genetica h)

O Maranhão é o 18º estado a implantar o Pró-Genética, programa desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e que tem contribuído para a melhoria do rebanho bovino brasileiro. Ontem, foi assinado, em ato realizado no Palácio dos Leões, acordo de cooperação técnica, formalizando o programa no estado.

O programa propiciará aos pequenos e médios criadores maranhenses o acesso ao melhoramento genético de seus animais, o que resultará em aumento de produtividade de carne e leite nas propriedades rurais. “O Pró-Genética propiciará um salto de qualidade para a pecuária de corte e leite no Maranhão e um ganho para a economia local”, afirmou o vice-presidente da ABCZ, Ronaldo Bichuette.

Uma das atividades que serão realizadas com a implantação do programa no estado são as Feiras do Pró-Genética, onde serão comercializados animais touros geneticamente melhorados.

Inclusão

Para o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, o Pró-Genética tem caráter inclusivo, de oportunizar aos pequenos e médios criadores o acesso a touros melhoradores, que irão contribuir para o aumento da produtividade nas fazendas. “Esse é um importante programa que todos temos que abraçar e que a Associação dos Criadores pretende levar para todas as regiões do estado, como o apoio do governo, da ABCZ, do Banco do Brasil e demais entidades parceiras”, declarou Ivaldeci Mendonça.

O superintendente estadual do Banco do Brasil no Maranhão, Ingo Kobarg Júnior, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento da agropecuária do estado e informou que a instituição dispõe de recursos financeiros para financiar a aquisição dos animais melhoradores tão logo o programa seja efetivado. “Nossas 107 agências estarão à disposição dos criadores para financiamento”, assegurou.

O governador Flávio Dino ressaltou os ganhos que o Pró-Genética propiciará para os criadores e colocou o governo à disposição para que o programa seja executado com eficiência visando à melhoria genética do rebanho maranhense.

Participaram do ato de assinatura, criadores, secretários de estados, representante da Assembleia Legislativa, dirigentes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), representantes de entidades de classe, entre outros convidados.

MAIS

Criado em 2008, pela ABCZ, o programa Pró-Genética já comercializou aproximadamente 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados, os quais contribuíram para o melhoramento genético do rebanho no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.