Agropecuária

Programa Pró-Genética será implantado no MA

Iniciativa da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), programa será lançado dia 8 de junho e será um marco para a pecuária do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(Pro genética)

O Pró-Genética, progra­ma desenvolvido há 10 anos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), presente em 17 unidades da federação e que já comercializou aproximadamente 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados, será implantado oficialmente no estado. Iniciativa da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), o lançamento oficial está marcado para o dia 8 de junho, às14h30, no Palácio dos Leões.
Para o presidente da Ascem, Ivaldeci Rolim de Mendonça Júnior, além de possibilitar a inserção dos médios e pequenos criadores às novas tecnologias de melhoramento genético dos seus rebanhos, a implantação do programa Pró-Genética no estado muito contribuirá para a elevação da produtividade dos animais.
“O Pró-Genética será um marco para a pecuária maranhense, pois visa promover a democratização da genética bovina, permitindo que animais melhorados também possam ser adquiridos por pequenos e médios criadores para elevar a produtividade e a renda das propriedades rurais”, ressaltou.
Segundo Ivaldeci Mendonça, que trabalhou com a ABCZ para a implantação do programa no Maranhão, a Ascem pretende realizar Feiras do Pró-Genética, uma vez identificada a demanda em todas as regiões do estado. Esses eventos são uma oportunidade para que pecuaristas possam adquirir animais reprodutores, puros de origem.
De acordo com a ABCZ, desde a sua criação, o programa Pró-Genética já comercializou aproximadamente 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados. “Se esses 15 mil touros comercializados pelo Pró-Genética foram utilizados pela média por cinco anos e cada um produziu também uma média de 20 bezerros por ano, chegamos a uma soma de 1,5 milhão de bezerros de qualidade, que certamente são negociados a preços maiores por terem um padrão de qualidade maior”, avalia o gerente de Melhoramento Pró-Genética da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.
O Pró-Genética conta com vários canais de venda, que vão desde as feiras regionais, leilões e vendas online. “A oferta de touros com RGD [Registro Genealógico Definitivo] e exame andrológico e sanitários é um diferencial frente ao grande número de bois comuns sem genealogia conhecida, os cabeceiras de boiada, que ainda são pais de bezerros em todo o país. O programa é uma política pública de impacto econômico, social, cultural e de sustentabilidade”, explica o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Aperfeiçoamento
“Nós já somos parceiros da ABCZ desde o nascimento do Pró-Genética. O que queremos fazer agora é aperfeiçoar o programa. Queremos que os médios produtores sejam incluídos do programa. Nós já temos mais de 500 mil produtores nesta situação e, certamente, mais da metade deles são pecuaristas”, comentou o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, ressaltando que a intenção é que os extensionistas possam aliar um projeto técnico e a Pronamp – linha de crédito já disponível no mercado para esse público - para a dinamização do Pró-Genética.
Outras entidades parceiras do programa são os governos federal, estadual e municipal, as federações de Agricultura e Pecuária, Senar, sindicatos rurais, órgãos de extensão rural e de defesa sanitária, centros de pesquisa, agentes financiadores, prefeituras e outros agentes promocionais.

Possibilidade de venda de animais pela internet

O programa também conta com um canal de vendas de touros registrados pela internet: o Pró-Genética on-line. Para atender a uma solicitação dos associados, a ABCZ ampliou o filtro de identificação de touros aptos para venda via programa. Agora, todos os machos com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e idade entre 18 e 42 meses podem ser comercializados on-line, bastando apenas o proprietário autorizar a inserção do animal no site.
Com esse novo filtro, a quantidade de animais aptos a participar do Pró-Genética on-line é de quase 50 mil exemplares, de cerca de 2.600 associados em todo Brasil. Antes, esse número não ultrapassava 200 exemplares devido ao filtro estabelecido, que limitava a participação no Pró-Genética on-line a apenas aqueles criadores que tivessem efetuado o RGD nos dois últimos anos de, no mínimo, 20% dos machos nascidos entre três e quatro anos antes do período vigente.
Com a regra atual, todos os estados têm touros aptos a serem disponibilizados, sendo os 10 com maior oferta: Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Bahia, Paraná e Acre. “É importante lembrar ao criador que, imediatamente após o registro efetuado pelo técnico da ABCZ, o associado poderá disponibilizar estes touros para venda no Pró-Genética on-line”, explica Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético/Pró-Genética da ABCZ.
Segundo o diretor da ABCZ Rivaldo Machado Borges, essa mudança visa democratizar ainda mais essa genética de ponta selecionada por criadores de todo o Brasil.
A expectativa é de que a novidade impacte positivamente na qualidade e produtividade dos rebanhos. “O número de bois comuns que cobrem a maioria das vacas em todo o Brasil ainda é grande. Por isso, o uso de touros registrados em larga escala possibilitará um salto em produtividade de carne e leite no Brasil, e com sustentabilidade”, atesta Fraga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.