Formação

Pós-graduação: fazer ou não fazer? Eis a questão!

Buscar atualização profissional pode ser uma saída para quem quer melhores perspectivas profissionais, em meio a um cenário de crise política e econômica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Investir  em uma  pós-graduação enriquece o currículo
Investir em uma pós-graduação enriquece o currículo (POS GRADUAÇÃO)

SÃO LUÍS - Os cenários político e econômico do Brasil não são dos mais favoráveis atualmente, mas isso não é motivo para desânimo, principalmente quando o assunto é o futuro profissional. Segundo especialistas, é em momentos de crise, em que o mercado fica mais exigente e seletivo, que fazer uma pós-graduação pode ser uma boa aposta.

Para o gerente de pós-graduação da Faculdade Estácio São Luís, Toni Guimarães, a atualização profissional é uma forma de aumentar a produtividade e se destacar no mercado de trabalho. “Produtividade é uma palavra que pode ter uma conotação bem ampla e diversificada no âmbito corporativo. Mas um ponto de contato claro para que possamos ser produtivos em nossas carreiras, ou mesmo no nosso cotidiano pessoal, é que devemos sempre fazer uma atualização de nossas competências, como individuo ou como empresa que quer alcançar melhores resultados”, destaca.

De acordo com pesquisa realizada este ano pela Korn Ferry, empresa especializada em consultoria de pessoas e organizações, 86% das empresas continuam com carência de mão de obra mais especializada. Além disso, outro dado aponta que 38% das empresas ainda planejam medidas de contenção de custos trabalhistas. Ou seja, em relação ao ano passado, deve haver menos demissões em massa e ajustes em pacotes de benefícios.

Crescimento

“Isso indica que, quanto mais preparado o profissional estiver, menores são as chances de estar nas ‘black lists’. A imersão em um novo curso de pós-graduação também pode elevar o patamar salarial ou mesmo os resultados financeiros de uma empresa. Um estudo produzido no ano passado pela empresa de recrutamento Catho Online mostrou que profissionais que fazem pós-graduação chegam a receber até 70% mais do que aqueles que não fazem. Outro estudo anterior da Fundação Getúlio Vargas mostrou que cada ano de pós-graduação cursado resulta em 40% de aumento na renda mensal”, ressalta Toni Guimarães.

A gerente de Relacionamentos Márcia Medeiros viu na pós-graduação uma oportunidade de conseguir crescer dentro da instituição bancária na qual trabalha. Filha de pais bancários, ela sempre quis seguir a profissão. Paralelamente ao emprego, fez curso de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para poder se aprimorar como bancária.

“Fiz diversos cursos dentro do banco, de aprimoramento bancário, mas sempre tive a necessidade de obter mais informações, até para me manter sempre atualizada nesse mercado tão competitivo que é o mercado financeiro. Sem contar que cheguei em um nível na instituição agora em que, para poder ganhar mais, crescer, obter cargos mais elevados é primordial ter uma pós-graduação”, enfatiza.

Como escolher

Mas não adianta fazer uma pós-graduação apenas para acrescentar mais uma formação no currículo. É importante ser criterioso na hora de escolher que tipo de curso fazer. O primeiro item a ser levado em consideração é o objetivo profissional. Alcançar novos cargos dentro da empresa onde já está trabalhando? Conseguir novas oportunidades profissionais? Mudar de área em busca de novos horizontes? O sucesso dessa atualização profissional dependerá muito dessas respostas.

Definido o curso, é hora de escolher a instituição. Com tanta oferta de cursos de pós-graduação, é importante tomar cuidado para não “levar gato por lebre”. Escolha instituições que já tenham um nome consolidado, busque referências e, principalmente, veja se ela é credenciada pelo Ministério da Educação.

Avalie questões como tempo e dinheiro antes de começar a pós-graduação. Veja se terá condições financeiras de arcar com o investimento e se conseguirá acompanhar as aulas e desenvolver as atividades solicitadas. Em relação ao tempo, é válido avaliar se uma pós-graduação à distância não seria mais adequada à sua agenda. Mas, lembre-se que de nada adianta escolher essa modalidade se você não tiver disciplina e organização.

MAIS

Todos os interessados em curso de especialização em nível de pós-graduação devem pesquisar as instituições de ensino superior credenciadas da sua região. Existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: http://emec.mec.gov.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.