SÃO LUÍS - A via principal de acesso ao bairro Parque Vitória, a Avenida Nossa Senhora da Vitória, que faz parte do município de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, está com buracos que comprometem o tráfego de veículos. Até aí, nenhuma novidade para quem diariamente trafega pela via que dá acesso a vários bairros dessa região. Acontece que em junho do ano passado o Governo do Estado começou a recuperar a via e, menos de um ano depois, parece que nada foi feito.
A avenida dá acesso não só ao bairro Parque Vitória, mas a outras regiões, como Parque Jair, Jardim Turu, Alto do Turu, Itapiracó, Residencial Terra Livre, entre outros, chegando até a via que conduz à Maioba. Quem precisa trafegar por ali enfrenta pelo caminho muitos obstáculos, como as crateras que se formaram logo na entrada da avenida para quem acessa pela Avenida São Luís Rei de França. A situação piorou com o início do período chuvoso, pois a maioria dos buracos ficou encoberta por água.
“Dia desses gastei mil reais no conserto do meu carro, que quebrou depois de passar por todos esses buracos. A última vez fizeram só um recapeamento malfeito e não adiantou nada”, reclamou o comerciante Alternir Viana de Oliveira. Se estivesse em bom estado de conservação, a Avenida Nossa Senhora da Vitória serviria como rota alternativa de acesso a vários bairros da cidade, pois ela corta três municípios da região metropolitana.
Em junho do ano passado, o Governo do Estado assinou a ordem de serviço para obra de recuperação asfáltica da Avenida Nossa Senhora da Vitória. A obra previa, entre asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, abertura de vias, melhoramento e urbanização de 10 quilômetros, no trecho que liga a Estrada da Vitória à Avenida Principal do bairro, contemplando as ruas A, H, 07, Maria de Fátima Figueiredo e a Avenida 2. A obra estava inserida no Programa Mais Asfalto, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com as diversas prefeituras maranhenses, neste caso a de São José de Ribamar.
A obra foi começada, mas nunca entregue oficialmente e hoje, segundo quem trafega pelo local, parece que a avenida não recebe trabalhos de manutenção há vários anos. “Eu passo por aqui e tenho a impressão de que essa avenida foi construída há uns 10 anos e desde então nunca mais fizeram nada. Não tem como acreditar que ela foi recuperada no ano passado. Se eu não tivesse visto a obra, acho que estaria menos indignado”, diz o condutor Paulo Robério.
Em alguns trechos da via, uma canaleta malfeita na entrada dos bairros Jardim Turu e Alto Turu encheu de areia. Outro problema ignorado é o risco da Ponte do Vassoural, cuja mureta caiu, o que representa risco a motoristas e pedestres, sobretudo à noite e em momentos de chuva. Além disso, toda a extensão da via não tem sinalização horizontal nem vertical.
Número
R$ 3,21 milhões foi o valor investido na obra
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.