Governo Federal

Ministro faz balanço do primeiro ano de governo de Michel Temer

Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, falou sobre as principais ações da pasta que atua mais na área política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Eliseu Padilha falou sobre as nomeações da pasta e também o trabalho junto ao Congresso Nacional
Eliseu Padilha falou sobre as nomeações da pasta e também o trabalho junto ao Congresso Nacional (Eliseu Padilha)

Brasília - O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fez nesta sexta-feira, 12, durante reunião que marca um ano do governo Michel Temer, um balanço do trabalho de sua pasta. Segundo ele, a Casa Civil preparou e analisou 16.458 atos, entre eles, 7.828 nomeações, duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs), 57 projetos de Lei, duas medidas provisórias (MPs), 685 normativos e 239 despachos.

Padilha afirmou que, encampando por inteiro a orientação do presidente, fez a Casa Civil um espaço de facilitação entre os ministérios. "Estamos cuidando da concepção de suas políticas, remoção de entraves e toda a coordenação governamental. A principal competência da Casa Civil é a preparação e análise de atos administrativos", afirmou Padilha, o primeiro dos ministros a discursar.

Entre os atos preparados, Padilha ressaltou a PEC do Teto de Gastos, as reformas da Previdência e trabalhistas, as MPs de reforma do Ensino Médio e da reforma administrativa. Além disso, citou ainda novos programas implementados pelo governo, como o Cartão Reforma, o Criança Feliz, e o Novo Chico. Ele ressaltou ainda a retomada do Conselhão, o que, para ele, fortaleceu a democracia participativa.

Prioridades

Padilha mencionou prioridades que foram identificadas e que foram definidas para "garantir as principais entregas do governo até 2018". Entre elas, o ministro citou o eixo econômico, o eixo de infraestrutura e o eixo de gestão.

"Nos grandes eventos, trabalhamos na coordenação do governo federal na Olimpíada, que fez com que o mundo tomasse conhecimento de um novo Brasil", citou. "98% dos turistas que visitaram Brasil manifestaram interesse de voltar."

Padilha citou ainda a coordenação, feita pela pasta, das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, e lembrou de uma das atuais preocupações do governo, que é a infiltração do País via Venezuela. Este assunto, de acordo com Padilha, tem preocupado o presidente Temer.

Para o futuro, Padilha apresentou medidas que serão implantadas, para fazer com que o País "se torne próspero e gere empregos", segundo ele. Entre as medidas, estão a implementação das recomendações do Conselhão, a implementação de reformas e de novos marcos regulatórios - como o da mineração, a lei ambiental e nova lei de saneamento.

"Estamos cuidando de novas medidas para que o governo e a própria sociedade possam participar de ações de nosso governo. Conseguimos aqui sintetizar o que é o trabalho da Casa Civil", finalizou.

Slogan

O governo federal usa o lema "Um ano de coragem, trabalho e avanços" para comemorar o primeiro ano de Michel Temer à frente da Presidência da República. O slogan é usado em um filme comemorativo e no material gráfico apresentado aos ministros e à imprensa no início da cerimônia que ocorre nesta manhã no Palácio do Planalto.

No material publicitário, o governo exalta as "medidas que estão mudando o Brasil". Entre as ações destacadas, está a liberação das contas do FGTS, novas regras do programa "Minha Casa, Minha Vida" e a conclusão da transposição do Rio São Francisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.