Queda

Número de acidentes teve queda nos últimos dois anos no estado

Dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado; o principal motivo apontado para essa redução foi o aumento, no mesmo período, das operações da Lei Seca, que tiveram acréscimo de 1.800%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Acidente ocorrido no  dia 7 de abril,  no Campo  de Perizes
Acidente ocorrido no dia 7 de abril, no Campo de Perizes (acidente)

SÃO LUÍS - O número de acidentes de trânsito caiu 40% entre 2014 e 2016 no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). O principal motivo apontado para esta redução foi o aumento, no mesmo período, das operações da Lei Seca, que tiveram crescimento de 1.800%, também segundo a SSP. Até o fim deste mês, quando termina a Campanha Maio Amarelo, serão realizadas diversas ações para conscientizar os condutores sobre a importância da segurança no trânsito. Com a maior frota do estado, São Luís tem, em quatro meses, média diária de acidentes praticamente igual ao registrado ao longo de 2016.

O total de acidentes caiu de 16,5 mil, em 2014, para 10 mil em 2016. Esse movimento acompanha o aumento de 1.800% nas operações da Lei Seca entre 2014 e 2016. Se, naquele ano, foram apenas oito operações, o volume subiu para 151, de acordo com a SSP. Ainda segundo a secretaria, levando-se em consideração o número de acidentes com mortos, foram 188 mortes a menos em 2015 e 2016.

Na semana passada, foi lançada a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito. Na campanha do ano passado, 84 municípios participaram do movimento. Durante o mês, o Detran-MA e parceiros fizeram 165 ações educativas, 110 palestras em escolas públicas e privadas, alcançando mais de 10 mil alunos. Em São Luís, 31 blitze de fiscalização foram realizadas, 12 delas com foco na Lei Seca, o que contribuiu para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito da capital.

Este ano, de janeiro a abril, 29 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em São Luís. De acordo com a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), somente este ano foi registrada uma média de 14 acidentes por dia na capital maranhense, número esse referente a colisões com danos materiais, lesões corporais e mortes. Ainda segundo a DAT, por dia um inquérito é instaurado para investigar as possíveis responsabilidades dos envolvidos nos acidentes.

Ainda em 2016, do total de acidentes registrados em São Luís, 1.812 casos geraram lesões nos envolvidos. Somente no ano passado, foram catalogados 49 acidentes que resultaram em mortes. Comparando os quatro primeiros meses deste ano com todo o ano passado, em 2016 aconteceram 15 acidentes no trânsito por dia. Número praticamente igual ao registrado nos primeiros quatro meses de 2017.

Por isso, durante toda a campanha Maio Amarelo haverá diversas ações, como palestras em escolas e corridas de conscientização, além de blitz e fiscalização, que já acontecem regularmente. A campanha de 2017 foi lançada com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, para lembrar que os acidentes decorrem das escolhas erradas. Os alertas são direcionados a várias situações, entre elas o perigo que representa usar o celular ao volante; beber e dirigir; não respeitar a sinalização; transportar crianças sem a proteção; não usar o cinto de segurança, dentre outros.

Em 2017, 123 municípios vão receber ações divididas entre as 15 Ciretrans. A campanha é importante porque o Brasil é o quarto país em número de mortes no trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). São aproximadamente 50 mil mortes por ano, ou seja, uma a cada 10 minutos.

O Maranhão tem uma frota de 1.563.041 veículos, dos quais 60% são motocicletas e motonetas, e são estas as maiores vítimas nas indenizações pagas por Morte e Invalidez Permanente (74%), segundo o último boletim estatístico do Seguro DPVAT.l

SAIBA MAIS

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de acidentes. O Governo, por meio do Detran em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia, desenvolve uma vasta programação de atividades voltadas a colocar o trânsito na pauta do dia dos maranhenses.

Números

1.406 acidentes foram registrados nos primeiros 100 dias de 2017 na capital
5.441 acidentes foram registrados em São Luís em 2016

Mortes no trânsito em São Luís em 2017
Janeiro - 4 mortes
Fevereiro – 10 mortes
Março – 8 mortes
Abril – 7 mortes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.