audiência

Assembleia discutirá Reforma Política com bancada federal

Bancada maranhense na Câmara Federal participará de evento, que será realizado na próxima quinta-feira; Marlon Reis ministrará palestra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão
Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Assembleia Legislativa)

A Assembleia Legislativa do Maranhão vai realizar na próxima segunda-feira, audiência pública para discutir a Reforma Política, em tramitação no Congresso Nacional.

Membros da bancada federal maranhense na Câmara dos Deputados participarão do evento, que deve ser coordenado pelo deputado estadual Eduardo Braide (PMN), presidente da Comissão Especial sobre o tema no Legislativo Estadual.

“Nós temos que estar atentos, nós temos que discutir esse assunto antes dele virar lei, antes de alterar a nossa Constituição Federal, antes dele ser aprovado no Congresso Nacional. Por isso, a Assembleia criou uma Comissão Especial para discutir a Reforma Política e, já na próxima segunda-feira (8), teremos uma audiência pública que tratará de todos os temas envolvidos no assunto”, afirmou.

Dentre os assuntos que serão discutidos, está o voto em lista fechada, financiamento público, fim das coligações, da reeleição, dos cargos de vice, dentre outros.

Um ponto acentuado pelo parlamentar, diz respeito ao fundo eleitoral, com o financiamento público de campanha.

“Não existe lista fechada sem o financiamento público de campanha. Para que a lista fechada passe, tem que passar o fundo eleitoral. Um fundo eleitoral que prevê recursos públicos da ordem de R$ 2,2 bilhões. Num momento de crise porque passa o país, tratando de Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, será que é justo o povo brasileiro pagar esse valor todo para bancar campanhas eleitorais já no ano que vem?”, questionou.

Também integram também a Comissão Especial de Reforma Política da Assembleia Legislativa, os deputados Levi Pontes (vice-presidente), Rafael Leitoa (relator), Rogério Cafeteira, Bira do Pindaré, Vinícius Louro e Edilázio Júnior.

Saiba Mais

Estão confirmados como palestrantes da audiência pública, o deputado federal Rubens Júnior, coordenador da bancada federal; o ex-juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE); e o procurador da República no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.