Hábitos

Carro, viagem e casa próprios são principais sonhos para 2017

Pesquisa do SPC Brasil investigou os hábitos de consumo dos brasileiros que moram só; 4 em cada 10 vivem em residências alugadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
42% dos brasileiros que moram só vivem em residências alugadas
42% dos brasileiros que moram só vivem em residências alugadas (imóvel na planta)

SÃO PAULO - Comprar um carro ou uma moto (24%), fazer uma viagem (15%) ou adquirir a casa própria (15%) são os três principais sonhos de consumo para 2017 do brasileiro que vive sozinho. essa foi a conclusão da pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que investigou os hábitos de vida e consumo dos brasileiros que moram só.

No geral, quatro em cada dez (42%) brasileiros que moram só vivem em residências alugadas. Embora a maioria dessas pessoas tenha planos em mente, apenas 35% admitem fazer algum preparo financeiro para alcançar seus objetivos. Nesse caso, os meios mais comuns de planejamento são usar uma reserva financeira que dispõem (14%) ou utilizar algum dinheiro que esperam receber de terceiros (13%).

Para o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli, é fundamental manter o foco e a organização afim de realizar sonhos de consumo, independentemente da renda. “Se a pessoa tem metas a alcançar, só há um caminho: economizar uma determinada quantia a cada mês, por menos que seja, com disciplina para evitar os excessos do consumismo. Engana-se quem pensa que só podem poupar aqueles que ganham altos salários. O segredo está na perspectiva de longo prazo”, explica.

Solteiros são maioria entre os que vivem só; rendimento médio é de quase R$ 2.200

A maioria dos entrevistados que moram sozinhos são solteiros (42%), mas também há percentuais relevantes de indivíduos separados ou divorciados (29%) e viúvos (25%). Há ainda uma parcela de 2% dos entrevistados casados ou em união estável que vivem em casas separadas (2%). De modo geral, a média de idade observada entre as pessoas que moram sozinhas é de 52 anos, sem prevalência de gênero, uma vez que tanto homens, quanto mulheres representam cerca de 50% desta população.

Quanto aos rendimentos, o valor médio mensal é de quase R$ 2.184, sendo que um terço dessas pessoas (33%) são aposentadas. Outros 27% vivem de trabalhos informais e 21% possuem carteira assinada.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 600 consumidores que vivem sozinhos nas 27 capitais brasileiras de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de no máximo 3,99 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.