Menos dengue

Campanha “Aedes Nunca Mais” está nas ruas de Ribamar e Paço do Lumiar

Atividade de conscientização e educação popular está sendo realizada, pelo segundo ano consecutivo, pela Odebrecht Ambiental, concessionária de serviços de água e esgotamento sanitário naqueles municípios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Colaboradores da Odebrecht estão atuando em Ribamar e Paço do Lumiar com a campanha educativa
Colaboradores da Odebrecht estão atuando em Ribamar e Paço do Lumiar com a campanha educativa (odebrecht)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Pelo segundo ano consecutivo, a Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, está realizando a campanha educativa "Aedes Nunca Mais".

Além de conteúdos de conscientização sobre o tema publicados nas redes sociais da empresa, seus representantes, trajando a camisa e o chapéu da campanha, estão visitando residências de clientes nos dois municípios para entregar folhetos com dicas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de fiscalizar e eliminar constantemente os focos do mosquito em suas casas.

Os principais criadouros do Aedes se dão em locais com água parada, tais como vasos de plantas, jardins, bueiros e ralos. Nessa guerra contra o mosquito, que causa doenças graves e pode até levar à morte, a informação continua sendo a melhor arma para que a sociedade possa enfrentar e vencer essa batalha.

Prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, ações simples, como tampar os grandes depósitos de água, cobrir piscinas, manter os ambientes limpos removendo o lixo e limpar com bucha as laterais e bordas de recipientes com água, como os vasos de planta, são medidas que evitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Dados do Governo Federal mostram que graças a esse tipo de ação, em parceria com estados e municípios, já houve queda expressiva nos casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Até março deste ano, foram notificados 90.281 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 90% em relação ao mesmo período de 2016, com um total de 947.130 casos. Também houve queda expressiva no número de mortes provocadas pelas doenças. A redução foi de 97%, passando de 411 em 2016 para 11 em 2017. Em relação à chikungunya, a redução do número de casos foi de 73%; e os casos de zika sofreram queda de 97% em relação a 2016.

SAIBA MAIS

A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39°C e 40°C. Tem início repentino e, geralmente, dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.
Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.