Perigo na via

Faixa de pedestres muda de lugar e coloca pessoas em risco

No dia 22 de março um ciclista foi atropelado na via; mudança tem sido alvo de muitas reclamações por parte de quem caminha pelo local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Com ônibus parado sobre a faixa, pedestres têm de ter mais atenção
Com ônibus parado sobre a faixa, pedestres têm de ter mais atenção (na faixa)

SÃO LUÍS - O deslocamento da parada de ônibus da Rua das Cajazeiras que antes ficava em frente ao supermercado Bom Preço para o trecho em frente à Igreja Internacional da Graça de Deus vem representando risco a pedestres, pois a faixa de pedestres, que também foi deslocada, ficou alguns metros antes do ponto de ônibus, fazendo com que muitas vezes os coletivos pa­rem sobre ela, ocupando o espaço que deveria ser de travessia. A mudança tem sido alvo de muitas reclamações por parte de quem caminha pelo local.

Como a faixa fica a poucos metros do ponto de ônibus, não raramente ela acaba sendo ocupada pelos coletivos que param para o embarque e desembarque de passageiros. Com isso, quando eles descem precisam dar a volta no coletivo para chegar até a faixa. Só que os condutores que trafegam pelas demais faixas de rolamento da avenida não conseguem ver os pedestres que aguar­dam para atravessar, o que aumenta o risco de acidentes.

Foi justamente o que aconteceu na noite da quarta-feira, dia 22, quando um ciclista foi atropelado por uma van, que passou pela direita, sem obedecer a faixa, enquanto outros veículos estavam parados para permitir que pedestres atravessassem a pista. “Quase todo dia alguém é quase atropelado aqui. Muitos carros param já em cima do pedestre. Isso não acontecia antes de mudarem a faixa de lugar”, diz o comerciante Elinaldo Lima.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informa que o setor de engenharia e sinalização removeu a faixa de segurança de pedestre da Rua das Cajazeiras, que ficava em frente ao supermercado Bom Preço, devido ao ponto de ônibus existente no local, o que gerava insegurança na travessia, e riscos de acidentes pela falta de visibilidade. Dessa forma, a faixa de segurança de pedestres foi implantada, cerca de 50 metros à frente da antiga, proporcionando mais segurança aos pedestres que fazem a travessia no local.

A SMTT alerta aos condutores que o pedestre tem prioridade de travessia na faixa de segurança e que não respeitar essa prioridade é infração gravíssima. Por outro lado, o pedestre deve sempre aguar­dar na calçada, até que todos os veículos estejam totalmente parados na faixa de retenção, para realizar a travessia com segurança.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.