Benefícios

Projeto da Defensoria itinerante beneficia a região do Cajueiro

Pelo menos 15 povoados da zona rural da Ilha foram beneficiados com atendimentos a demandas coletivas e individuais, entre eles orientações jurídicas para os casos de repactuação de dívidas, cartões de crédito e superendividamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

[e-s001]SÃO LUÍS - Acometido de diabetes e com perda total da visão, o ex-técnico de aparelhos eletrônicos e morador do bairro Estiva, Carlos Guterres Cardozo, 46 anos, chegou ao ônibus-escritório da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), um dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), em busca de orientação jurídica sobre um divórcio consensual. Apesar de estar separado da esposa há cerca de três anos, nunca pôde comparecer à sede da DPE em razão de seu estado de saúde. Com a realização da ação social na região do Cajueiro, zona rural da Ilha de São Luís, Carlos Cardoso finalmente obteve a elaboração de sua petição de divórcio.

Este foi um dos vários casos de resolução extramuros promovida pelo Projeto “Em Defesa do Consumidor na Comunidade”, que nesta edição beneficiou a comunidade de Inhaúma/Cajueiro, dentre outros 14 povoados do entorno.
Além de Carlos Cardoso, a unidade móvel da DPE realizou mais de 40 atendimentos sobre demandas coletivas, apresentadas pelos moradores referentes à titulação da propriedade de imóveis de centenas de famílias, inexistência de iluminação pública e asfaltamento e a precariedade de transporte coletivo.

Instalada estrategicamente ao lado do Sítio Santa Luzia, que dá acesso ao povoado Cajueiro e à margem da BR-135, a estrutura do posto de atendimento itinerante do Nudecon, composta pelo ônibus-escritório, tenda para recepção e triagem dos casos demandados, além de viatura de suporte operacional, ofereceu durante o período da atividade, atendimentos diversos de orientações jurídicas para os casos de repactuação de dívidas com bancos, Caema, Cemar, monitoramento de inserção no CadÚnico, cartões de crédito, questões de superendividamento, entre outros.

O defensor público Gabriel Furtado, um dos titulares do Nudecon e que participou da atividade, acredita que a ação alcançou seu objetivo. “Nossa atuação na comunidade do Cajueiro foi muito produtiva e possibilitou uma maior aproximação da instituição com uma população que historicamente tem sido negligenciada pelo poder público no momento da efetivação de políticas públicas de qualidade”, ressaltou.

Por sua vez, o coordenador do Nudecon, o defensor público Alberto Pessoa Bastos, fez um balanço da atividade itinerante. “Durante nossas atividades, realizamos diversos atendimentos, inclusive a elaboração de petições iniciais e repactuação de dívidas, o que certamente irá reduzir a necessidade da comunidade em se deslocar para a sede e demais núcleos de atendimento da DPE. Além disso, o trabalho possibilita dar voz às necessidades da população carente aos órgãos públicos”, concluiu.

[e-s001]Demandas
De acordo com o relato de moradores, existe apenas uma linha de ônibus que atende às comunidades da Vila Maracujá e Vila Igaraú, e por tal razão o veículo demora cerca de três horas para finalizar o percurso, dificultando a vida de centenas de pessoas.

Em relação à iluminação pública, asfaltamento e ao transporte público, os defensores públicos, responsáveis pelo atendimento do ônibus-escritórios, instauraram procedimentos de tutela coletiva e oficiarão os órgãos competentes para tentar solucionar administrativamente as demandas. Já em relação à demanda de regularização fundiária, foram agendados atendimentos no núcleo especializado, contribuindo para desafogar o atendimento inicial na sede e evitando que a população tenha que se deslocar por muitos quilômetros apenas para registrar suas demandas.

SAIBA MAIS

Além de Inhaúma e Cajueiro, a atividade itinerante do Nudecon atendeu moradores das comunidades Vila Rica, Calembe, Igaraú, Estiva, Vila Novo Horizonte, Piçarreira, Jussara, Coqueiro, Jacamim, Samara, entre outros. A DPE mobilizou equipe multiprofissional composta ainda pela ouvidora externa Rosicléia Costa; a assistente social e coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes; a servidora responsável pela administração técnica do projeto Kleldilene Pinheiro, estagiários dos cursos de Direito e Serviço Social, além de pessoal do suporte técnico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.