Organização humanitária

Conferência vai reunir rotarianos em grande evento em São Luís

Evento acontece de hoje até sábado, no Hotel Pestana, e deverá reunir pelo menos 700 pessoas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, que discutirão assuntos norteados pelo lema “Conferência da Harmonia”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
David Gomes e Divana Sousa, do Rotary Internacional
David Gomes e Divana Sousa, do Rotary Internacional (rotary David Gomes e Divana Sousa h)

Pelo menos 700 pessoas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará participam hoje, às 20h, no Hotel Pestana (Calhau), da abertura da 66ª Conferência do Distrito 4490, evento que será realizado até o dia 22, tendo como lema “Conferência da Harmonia”. Os rotarianos, sob o comando do maranhense David Lima Gomes, governador do Distrito 4490, e de sua esposa, Luz Marina Guimarães, participarão de debates sobre diversos temas ligados às causas humanitárias, voluntariado, intercâmbio de jovens e assuntos ligados ao Rotary Internacional, a ser representado por Alberto Bittencourt (Rotary Club Recife Boa Viagem).

Ontem e hoje acontece a pré-conferência, com o treinamento dos can­didatos selecionados para o intercâmbio de jovens (ciclo 2017-2018), um dos mais importantes programas do Rotary, que, além de contribuir para a formação de jovens maranhenses no aprendizado de um novo idioma e cultura, tem relevante papel na construção da paz mundial.

Segundo o governador rotariano David Gomes, é grande a expectativa para o evento, que mexe com a cadeia do turismo na região. Ele antecipou que no mês de outubro deverá acontecer a conferência internacional, com rotarianos de diversas partes do mundo.

“Nós temos vasta programação para esta 66ª Conferência do Distrito 4490, e também homenagens, como a que faremos ao empresário Edilson Baldez das Neves, que já foi governador do Rotary e representa a Fiema e o Sebrae. Teremos ainda encontros de esposas de rotarianos, reunião de intercambistas, workshops, treinamentos, palestras, inclusive com o governador do Maranhão, Flávio Dino, entre outras coisas”, destacou David Gomes.

Humanitária

Fundado em 1905, pelo advogado Paul Harris, nos Estados Unidos, o Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.236.050 profissionais voluntários. No Brasil, são 54.736 e o Maranhão pertence ao Distrito 4490, que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará, com mais de 2 mil voluntários distribuídos em 79 clubes.

Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (poliomielite) no mundo, por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente, somente dois países ainda são endêmicos: Afeganistão e Paquistão.

Outro legado é o intercâmbio de jovens entre 15 e 17 anos, que têm por objetivo proporcionar a mais de 8 mil jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano, o Distrito 4490 enviou 21 jovens a países como México, EUA, Dinamarca, Finlândia, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul.

Em São Luís, diversas ações sociais são encabeçadas pelo Rotary, embora nem sempre tais informações dessas iniciativas cheguem à comunidade, exatamente pela filosofia da organização. Mas, segundo David Gomes, isto está mudando.

“A partir de agora, o Rotary busca a divulgação de suas ações, para que a comunidade tenha ciência das iniciativas, tanto a beneficiada quanto a não beneficiada”, frisou, citando alguns projetos, como a escola de cursos Cepromar, que existe há 7 anos no Coroadinho, e o evento “Coroado de Natal”, que contribuiu para aglutinar, de maneira saudável e positiva, diversas associações e grupos naquele bairro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.