Cptur

Unidade da PM é instalada em Barreirinhas com apoio do Sebrae

Cidade conta agora com pelotão da Cptur da Polícia Militar; o Sebrae colocou sua estrutura à disposição para facilitar ambientação dos policiais militares; ações de polícia especializada de segurança era uma das reivindicações do trade turístico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Capitães da 7ª CIA Ind. e da Cptur em reunião com o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Lençóis-Munim, Luiz Walter Muniz
Capitães da 7ª CIA Ind. e da Cptur em reunião com o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Lençóis-Munim, Luiz Walter Muniz (reunião)

BARREIRINHAS - Considerada um dos principais destinos turísticos do Maranhão, Barreirinhas agora conta com uma unidade especializada de policiamento voltada para atendimento ao turista nacional e estrangeiro. A cidade recebeu um dos pelotões da Companhia Independente de Polícia Turística (Cptur) da Polícia Militar do Maranhão (PM).

Ações de polícia especializada de segurança era uma das reivindicações do trade turístico que constam na Carta de Barreirinhas, um documento gerado durante o Seminário de Pensamento Estratégico Rota das Emoções 2017-2018, realizado em novembro do ano passado, como uma forma de elencar prioridades para o desenvolvimento econômico sustentável do Turismo na região da Rota das Emoções.

O gerente da Unidade Regional do Sebrae em Lençóis-Munim, Luiz Walter Muniz, que atende aos municípios localizados na Rota das Emoções, ofereceu o apoio do Sebrae para que a ambientação da nova unidade policial ocorra com mais celeridade.

“Vamos mostrar em mapas e com a vivência do nosso pessoal como a operação turística acontece em Barreirinhas e ao longo da Rota das Emoções. Percebemos a necessidade de ter um olhar diferenciado voltado para o turismo em diversos aspectos, como a segurança, e estes aspectos estão na carta de Barreirinhas, que é um destino indutor do turismo na região. A PM é uma grande parceira e não poderíamos deixar de contribuir”, disse o gerente da Unidade regional do Sebrae.

Polícia
A nova unidade reforça a guarnição da PM-MA na cidade, com um aumento real de efetivo. Segundo o capitão José de Ribamar Rodrigues, que comanda o pelotão da 7ª Companhia Independente estacionado na cidade, o efetivo subirá e permitirá mais ações de policiamento ostensivo.

“Antes o nosso efetivo era de 15 policiais. Com a chegada desse grupamento da CPTUR a Barreirinhas, o efetivo ganha mais oito policiais e uma viatura e passaremos a ter duas unidades na cidade: uma especializada e outra voltada para comunidade e sempre atuando em parceria”, comentou.

O comandante da nova unidade policial de Barreirinhas é o capitão Josef Ramon Garcês. Ele afirmou que a atuação será nos pontos de maior concentração de turistas e que o treinamento dos PMs lotados no pelotão da CPTUR em Barreirinhas tem treinamento diferenciado. “Temos policiais bilíngues que facilitarão o contato com os turistas estrangeiros. Queremos prestar um serviço diferenciado de qualidade, para tornar a cidade ainda mais segura”, disse o oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.