Depredado

Posto da PM fechado está se deteriorando

Unidade, na Lagoa da Jansen, tem servido de abrigo para usuário de drogas durante a madrugada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

[e-s001]Apesar de ficar localizado em uma das áreas mais nobres de São Luís, o posto policial da Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur Ind) está abandonado e em estado de deterioração. A unidade policial fica na Avenida Mário Meirelles, Lagoa da Jansen, uma das áreas mais frequentadas da capital, sobretudo aos fins de semana. Agora, o local, que antes servia para garantir a segurança da área, é abrigo de criminosos. A deterioração da base denota ainda outra situação: o desperdício do dinheiro público.

O motivo da desativação do posto foi a inauguração de um novo posto da CPTur Ind, localizado na Avenida Ana Jansen, em dezembro do ano passado pelo Governo do Estado. A base de apoio, denominada “Lagoa 2”, é a quarta unidade, que, juntamente com a “Lagoa 1”, localizado no Espigão, Reviver e Litorânea, integram o sistema de segurança e informação, montados pelo Governo do Estado, para atender e dar garantia aos turistas que visitam São Luis.

[e-s001]Deteriorado
Com a mudança das equipes para a nova unidade, a antiga entrou e estado de deterioração. O prédio está com as janelas abertas, o que facilita o acesso de pessoas às instalações. A porta de vidro foi arrancada e no local foi colocada a porta de um dos banheiros, apoiada apenas com pedaços de madeira e arame. No cômodo que era a recepção do local, um par de tênis indica que alguém esteve recentemente na base. O registro de luz na fachada da unidade está danificado e em várias partes do antigo posto é possível ver fiação exposta.

Ao redor da base, vidros quebrados pelo chão. Onde antes funcionavam os banheiros, as pias foram arrancadas, parte do forro do teto desabou. A infiltração provoca goteiras que alagam o chão e formam lama. As tampas dos vasos sanitários foram vandalizadas, uma delas está jogada do lado de fora da base, próximo aos banheiros. As postas dos boxes também foram arrancadas. A porta do banheiro ainda está no local, mas foi arrombada, permitindo a entrada de qualquer pessoa.

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para saber se a antiga base da CPTur Ind receberá novo destino ou será removida, mas até o fechamento desta edição não foi enviada resposta.

SAIBA MAIS

A base de apoio na Avenida Ana Jansen, além de servir aos turistas, faz o trabalho de segurança de parte dos moradores do São Francisco, Ilhilha, Portelinha, Residencial Lagoa, Renascença II, Ponta do Farol e Ponta d’Areia, bairros situados no entorno do Parque Ecológico Lagoa da Jansen (área de proteção ambiental - APA), para atender situações de conflitos e segurança comunitária. Atualmente cerca de 130 policiais compõem a CPTur, funcionando durante às 24 quatro horas por dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.