Atividade

Maranhão não ficará parado até o início da Série D do Brasileiro

MAC estrai na Quarta Divisão dia 21 de maio contra o Potiguar de Mossoró em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

SÃO LUÍS - Depois mais uma campanha fracassada no Campeonato Maranhense, o Maranhão terá o seu plantel enxuto nos próximos dias. É o que garante o presidente William Rio Branco. A diretoria deve se reunir nas próximas horas na Sede Social do clube para definir o planejamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, que terá início no dia 21 de maio. O dirigente já adiantou que o MAC não ficará parado até a estreia na Quarta Divisão contra o Potiguar de Mossoró.

William Rio Branco garantiu que o time ficará em atividade nos cerca de 40 dias que antecede a estreia do clube na Série D. “O time volta a treinar ainda está semana. Vamos nos reunir com a diretoria para definirmos algumas mudanças como enxugar o elenco e comissão técnica”, explicou.

De acordo com o dirigente a permanência do treinador Vinícius Saldanha, que assumiu o time no lugar de Cleibson Ferreira, e dirigiu a equipe em apenas três partidas, não está confirmada. “Estamos dependendo da confirmação da liberação de um patrocínio, porque a Série D é deficitária. Queremos ver se conseguimos cobrir pelo menos as despesas com viagem e hospedagem para que possamos pensar em investir no time”, disse.

Na Série D de 2016, o Maranhão foi eliminado na primeira fase da competição. Na época, o time foi treinado pelo atual gerente de futebol do clube, o português Luís Miguel.

O Maranhão está no grupo E da Série D com o Potiguar de Mossoró, quarto colocado no Campeonato Potiguar, o River, que foi rebaixado da Série C em 2016, e o Guarany de Sobral, que herdou a vaga do Uniclinic, que se classificou com o segundo lugar no Campeonato Cearense, mas que desistiu de disputar a competição por problemas financeiros.

Pela primeira vez desde que foi criada, em 2009, a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro foi divulgada com todos os seus participantes definidos. Isso porque o sistema de classificação mudou. As equipes garantiram a participação no torneio deste ano através dos estaduais de 2016. Antes, os clubes se conseguiam a classificação pela posição no estadual do mesmo ano da Série D. Além disso, o número de clubes participantes aumentou de 40 para 68, e a competição terá equipes de todos os 26 estados e do Distrito Federal.

A quantidade de vagas por estados foi definida através de critérios técnicos, baseando-se no Ranking Nacional de Federação. Assim, foram quatro vagas para a melhor federação, três para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas para as demais, totalizando 64 equipes. Os quatro rebaixados na Série C em 2016 completam a lista.

A primeira fase da Série D será em fase de grupos. Os 68 times estarão divididos em 17 grupos de quatro clubes, que se enfrentam dentro da própria chave em turno e returno. Os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos avançam para a segunda fase, que terá 32 times. A partir daí, a competição será em sistema de mata-mata com jogos de ida e volta, com cinco fases até a conquista do título.

Grupo E

Potiguar de Mossoró (RN)

Maranhão

River (PI)

Guarany de Sobral (CE)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.