Boa colheita

Maranhão deve colher 4,2 milhões de toneladas de grãos nesta safra

Sétimo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela o bom desempenho das lavouras de grãos - soja, algodão, arroz, feijão e milho - devido às condições climáticas favoráveis este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Plantação de algodão no município de Tasso Fragoso, cuja cultura se estima uma produção de 86,9 mil t
Plantação de algodão no município de Tasso Fragoso, cuja cultura se estima uma produção de 86,9 mil t (algodão em tasso fragoso h)

O clima está ajudando co­mo nunca o agronegócio maranhense. A safra de 2016/2017 de grãos - so­ja, algodão, arroz, feijão e milho - deve alcançar 4,298 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 73,2% em relação à safra anterior. Os dados correspondem ao sétimo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As chuvas no tempo e volume certos contribuíram, mesmo com uma pequena redução de 1,9% na área plantada de grãos, para que a produtividade da lavoura registrasse aumento de 76,5%, ou seja, 3.085 kg/hectare ante 1.748 kg/hectare na safra passada, que foi prejudicada por períodos de seca.

Um dos destaques é o milho, que, de acordo com este sétimo levantamento, deve alcançar a produção de 1,956 milhão de toneladas, incremento de 123,7%, fazendo do Maranhão o maior produtor da região Nordeste. Na safra passada, o estado colheu somente 874,4 mil toneladas.

A área plantada de milho no estado cresceu 35%, alcançando 478,4 mil hectares. Outro dado positivo em relação a essa cultura é a produtividade que chegou a 4.089 kg/hectare, aumento de 65,7%.

Produtividade

Outra cultura que merece destaque é a soja, que na atual safra deve chegar 2,030 milhões de toneladas, volume que corresponde a um acréscimo de 62,4% em comparação com a safra anterior, quando se colheu 1,250 milhão de toneladas. A produ­tividade é estimada em 3.003 kg/hectares, o que representa incremento de 88,9% em relação à safra passada.

Na atual safra, observou-se um decréscimo de 14% na área plantada, fato mais acentuado na região de Tasso Fragoso, no Sul do Maranhão. Estima-se que a metade das lavouras de soja já foi colhida, enquanto 24% se encontram em maturação, 10% estão em enchimento de grãos e floração e apenas 6% ainda permanecem no estádio de desenvolvimento vegetativo.

Terceira maior cultura em representatividade de produção é o arroz, que nesta safra deve alcançar 218,8 mil toneladas, volume 18,4% menor que na safra passada, tendo em vista a redução de 21,4% na área plantada.

Diminuição

Segundo a Conab, essa diminuição é observada a cada nova safra, principalmente nas áreas de arroz em sistema de sequeiro. Mas nesse levantamento detectou-se que as áreas irrigadas também devem sofrer uma queda em relação à última safra. A produtividade deve chegar a 1.535 kg/ha, 3,8% maior em relação à safra passada devido às condições meteorológicas favoráveis para a cultura, diferentemente do ocorrido na safra anterior.

Já a cultura do algodão, concentrada na região sul, com um plantio equivalente a 22,2 mil hectares, encontra-se 100% em fase de floração. O município de Balsas aparece nesta temporada plantando algodão de segunda safra. A área equivale a 3.600 hectares e o plantio já foi finalizado e se encontra no estádio de desenvolvimento vegetativo. A expectativa é de se colher 86,9 mil toneladas, aumento de 5,3%.

No caso do feijão, foram plantados 73,9 mil hectares, com uma estimativa de se colher 40,7 mil toneladas, o que corresponde a um aumento de 3,6% em comparação à produção obtida na safra passada que foi de 39,3 mil toneladas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.