Agricultura

Região produtora de soja no estado integra roteiro do Rally da Safra

Expedição privada, que está em sua 18ª edição e é realizada pela Agroconsult, pega a estrada em janeiro para avaliar safras de soja e milho em várias regiões do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Técnicos da Agroconsult durante edição anterior do Rally da Safra em fazenda de soja na região produtora de Balsas
Técnicos da Agroconsult durante edição anterior do Rally da Safra em fazenda de soja na região produtora de Balsas (Rally da safra)

SÃO LUÍS - Dia 24 de janeiro vai ser dada a largada para mais uma edição do Rally da Safra – projeto realizado pela Agroconsult que chega à 18ª edição em 2021, Em 17 temporadas viajando pelas principais regiões produtoras do Brasil, a expedição soma 970 mil quilômetros percorridos, 20 mil lavouras avaliadas e mais de 36 mil participações em eventos. E mais uma vez a região produtora de Balsas, no sul do Maranhão, está no roteiro.

Em 2021, o Rally da Safra volta a percorrer as principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil, tanto de forma presencial quanto virtual. O formato foi renovado para dar mais segurança aos participantes, prevendo o retorno das atividades de campo, mas levando o Rally ainda mais longe.

Serão 26 equipes que farão o levantamento da safra de soja e milho de segunda safra. A região produtora do sul do Maranhão será acompanhada pela equipe 18, que estará em Balsas nos dias 8 e 9 de março.

Uma comunicação digital mais intensa aprofundará o contato com os produtores para levantar informação de qualidade. Foi elaborado um plano de contingência para trazer mais previsibilidade à execução do projeto, que visa realizar o levantamento técnico das condições da safra, conversa com produtores e apresentação ao mercado das tecnologias e serviços que as empresa tem a oferecer.

Pandemia

O ano de 2020 foi uma prova de fogo. O Rally da Safra estava no final da etapa de avaliação da safra de soja, em março, quando veio a pandemia – e, com ela, as restrições à locomoção e às aglomerações, o fechamento do comércio e uma onda de temor que ainda causa dificuldades a boa parte das atividades econômicas, especialmente para o setor de eventos, que precisa se reinventar.

O Rally da Safra transformou-se rapidamente num evento digital. A 2ª etapa, com foco nas avaliações do milho 2ª safra, aconteceu de modo 100% virtual. O contato com os produtores foi mantido por meio de plataformas de videoconferência, com resultados surpreendentemente positivos.

Foi possível conversar com um número maior de agricultores, em mais regiões do Brasil e aprofundar o conhecimento sobre a safra. Os eventos presenciais tornaram-se lives pela internet, com uma nova roupagem – mais moderna, informal e participativa. O levantamento de safra ocorreu de forma colaborativa, com centenas de técnicos espalhados por todo o Brasil.

O sucesso do novo formato trouxe a certeza de que o Rally da Safra nunca mais seria o mesmo. Ainda que as restrições às viagens e aglomerações sejam relaxadas daqui em diante, o formato digital veio para ficar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.