Copa Libertadores

De volta a Medellín! Botafogo encara o Atlético Nacional

Botafogo enfrenta hoje o Atlético Nacional na Colômbia e é o primeiro time brasileiro a voltar à cidade após tragédia da Chapecoense

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
O meia Camilo está confirmado na equipe do Botafogo
O meia Camilo está confirmado na equipe do Botafogo (CAMILO BOTAFOGO )

MEDELLÍN - O Botafogo terá um difícil compromisso hoje, às 21h45(de Brasília), quando visita o Atlético Nacional no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores. A partida pode ser considerada histórica, pois será a primeira de um clube brasileiro na cidade após o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense que enfrentaria os atleticanos na final da Copa Sul-Americana do ano passado. Um reflexo disso é que o clima de rivalidade foi deixado de lado e a delegação botafoguense foi recebida com honras pelos colombianos.

Porém, quando a bola rolar as dificuldades do Botafogo devem ser grandes. O Atlético Nacional é o atual campeão da Copa Libertadores. Lidera o Campeonato Colombiano, mas estreiou neste Grupo 1 perdendo por 2 a 1 para o Barcelona de Guayaquil. Os equatorianos, por sinal, venceram o Estudiantes na Argentina pela contagem mínima na terça-feira e lideram com seis pontos e cem por cento de aproveitamento. O Glorioso vem em segundo lugar com os três pontos do triunfo sobre os argentinos.

Em termos de escalação o Botafogo tem problemas. O volante Aírton, com lesão no músculo adutor da coxa direita, e o meia argentino Walter Montillo, com dores na parte posterior da coxa direita, ficaram de fora do voo. As perdas são consideradas importantes, ainda mais porque não são as únicas. O treinador será obrigado a improvisar na lateral direita, pois não tem jogador de origem para a posição. Titular absoluto durante a temporada passada, Luis Ricardo sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo no segundo semestre do ano passado e só deverá voltar a jogar no fim do mês. Com isso, sequer foi inscrito na Copa Libertadores.

Diante de tantos problemas, Jair Ventura vai manter o esquema com três volantes. Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e João Paulo devem compor o setor, com Camilo tendo mais liberdade para apoiar o ataque, que terá Rodrigo Pimpão e mais um centroavante. Roger e Sassá disputam posição. O zagueiro argentino Joel Carli, recuperado de dores na perna direita, deverá voltar ao time, compondo o setor com Emerson Silva.

Problemas no Atlético

O Atlético Nacional também sofre com problemas em sua escalação. O goleiro argentino Franco Armani sofreu uma lesão no cotovelço direito e dificilmente vai reunir condições de enfrentar o Glorioso. Assim, Cristian Bonilla deverá ser o escolhido para defender o arco colombiano. Dois desfalques já são certos. O zagueiro Felipe Aguilar sofreu rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo e ficará dois meses afastado dos gramados. Já o volante Mateus Uribe cumpre suspensão por conta de sua expulsão contra o Barcelona. Sem eles, Daniel Bocanegra e Álvaro Nájera deverão formar a dupla de zaga, enquanto que Aldo Ramírez tem tudo para ganhar um lugar no meio-de-campo.

Libertadores

HOJE

21h45 - Atlético Nacional-COL x Botafogo-BRA

19h30 - Atlético-MG-BRA x Sport Boys-PER

19h30 - Emelec-QUE x Independiente Medellín-COL

21h - River Plate-ARG x Melgar-PER

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO NACIONAL-COL X BOTAFOGO-BRA

Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Data: 13 de abril de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Ulises Mereles (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino (Paraguai) e Carlos Cáceres (Paraguai)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.