PÁSCOA

Católicos se preparam para celebrações do Tríduo Pascal em SL

Hoje, as igrejas católicas da capital celebram a Missa do Lava-pés e a Ceia Eucarística, que lembra a última vontade de Jesus Cristo antes da sua morte na cruz e ressurreição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Cerimônia do Lava-Pés realizada na Igreja da Sé no ano passado
Cerimônia do Lava-Pés realizada na Igreja da Sé no ano passado (Lava pés)

SÃO LUÍS - Com templos e igrejas cheias, católicos no mundo inteiro se preparam para celebrar, nos próximos três dias, o Tríduo Pascal. A Semana Santa, de modo especial, o Tríduo Pascal, é o centro de toda a celebração litúrgica anual da Igreja Católica, momento alto em que se celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O início das celebrações será com a tradicional Missa do Lava-Pés. Este ano, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, faz a celebração na comunidade do Carmelo.

De acordo com dom Belisário, o início do tríduo marca o começo do Tempo Pascal, que se seguirá por mais cinco semanas a partir desta. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, marcando 50 dias da comunidade católica na presença do Cristo ressuscitado como preparação para receber o Espírito Santo prometido. “O cristianismo começou com o anúncio da Ressurreição de Cristo. Só muito mais tarde os evangelhos começaram a se preocupar em contar a infância de Cristo”, informa o arcebispo.

Hoje, as igrejas católicas de São Luís celebram a Missa do Lava-pés e a Ceia Eucarística, que lembra a última vontade de Jesus antes da sua morte e ressurreição. A celebração, realizada sempre às quintas-feiras da Semana Santa, retrata a última ceia com os apóstolos. “Este é um gesto de humildade, que é reencenado ano após ano durante as celebrações”, frisou dom Belisário.

É a partir do Tríduo Pascal que o ano litúrgico é organizado na Igreja. Por isso ele é o centro das nossas celebrações”Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís

O arcebispo de São Luís destacou ainda que tradicionalmente durante as celebrações os sacerdotes lavavam os pés de outros homens visto que Cristo havia lavado os pés de seus apóstolos, todos homens, mas o papa Francisco tem mudado o protocolo da celebração. “Ele lava os pés de prisioneiros, de refugiados, de mulheres para reforçar o significado da celebração”, disse.

Dom Belisário irá celebrar o Lava-Pés na comunidade Carmelo, no bairro Pirapora. A comunidade reúne cerca de 20 monjas que se dedicam ao trabalho manual e à oração, segundo os preceitos de Santa Teresa d’Ávilla. A celebração será às 17h.

Sexta-Feira da Paixão
As celebrações do Tríduo Pascal seguem ao longo da Sexta-Feira Santa, que, segundo a liturgia católica, é um dia dedicado ao silêncio e à meditação diante da crucificação de Jesus Cristo, sendo, portanto, o único dia em que não ocorrem celebrações, mas a devoção popular legou outra tradição a este dia, a Procissão do Senhor Morto. O costume, que chegou ao Brasil com os portugueses, se repete todos os anos em São Luís.

A tradicional Procissão do Senhor Morto, que dramatiza a morte de Jesus e faz alusão às Suas últimas palavras, é realizada na tarde da sexta-feira. O ritual utiliza uma imagem, simbolizando o corpo de Jesus depois de retirado da cruz, carregada em um esquife (espécie de caixão), que é levado pelos fiéis, percorrendo as ruas de São Luís, acompanhada da imagem de Nossa Senhora das Dores.

A procissão não faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica, mas é uma tradição popular há anos vivenciada com emoção pelos católicos. Com cânticos religiosos e orações, os fiéis renovaram seus votos de fé e refletiram acerca de suas vidas e do sofrimento de Jesus na cruz, buscando a solidariedade e a humildade.

Programação da Igreja da Sé

Hoje, Quinta-Feira Santa

17h30 - Missa da Ceia do Senhor, seguida da adoração do Santíssimo Sacramento

Sexta-Feira Santa
15h - Via Sacra
16h - Narrativa da Paixão do Senhor
17h - Procissão do Senhor Morto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.