Capacitação

Sest/Senat inaugura simulador híbrido de tráfego em São Luís

Equipamento será usado na capacitação de motoristas profissionais e autônomos; interessados devem procurar as entidades para se inscrever

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Simulador de tráfego iniciou operação ontem e será usado para capacitar motoristas e melhorar o trânsito
Simulador de tráfego iniciou operação ontem e será usado para capacitar motoristas e melhorar o trânsito (simulador de tráfego Sest/Senat)

SÃO LUÍS - O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) inauguraram ontem em São Luís um simulador híbrido que vai ser usado nos treinamentos a motoristas profissionais do setor de transporte, na capital. Na unidade de São Luís do Sest/Senat, foi construída uma sala específica para o treinamento de alto padrão tecnológico e didático, como sistema de som e imagens digitais.

O simulador que entrou em operação ontem em São Luís faz parte do projeto “Simulador de direção Sest/ Senat - Eficiência e Segurança no Trânsito”, que disponibilizou 60 equipamentos do tipo em todo o país para treinar e capacitar motoristas de caminhão, ônibus e carreta. Ao todo, estão sendo investidos R$ 41,5 milhões. Além dos equipamentos de ponta, o projeto inclui proposta pedagógica, capacitação de instrutores, desenvolvimento dos cursos e horas técnicas de manutenção.

Nenhum dos nossos cursos ou serviços para os trabalhadores do transporte são cobrados. Eles são totalmente gratuitos”Roseane Nina, diretora do Sest/Senat

Segundo Roseane Nina, diretora do Sest/Senat, em São Luís, o simulador vai ajudar a aprimorar o trabalho de motoristas profissionais de cargas e de passageiros. “Com isso, vamos aumentar a segurança no trânsito e reduzir os custos dos transportadores. Por meio do simulador, o motorista vai poder experimentar diversas situações reais do dia a dia, como acidentes nas vias, buracos, a presença de animais e treinar a forma mais segura de reagir sem que ha­ja prejuízos para ele ou a empre­sa”, destaca.

Com o simulador, serão oferecidos cinco cursos. Cada turma terá 15 alunos, que irão se revezando no equipamento enquanto os demais acompanham as orientações com um instrutor. Os cursos terão cinco módulos e o total de 28 horas aula. “As inscrições são abertas para trabalhadores do setor de transportes e motoristas autônomos cadastrados no Sest/Senat. No caso dos autônomos, basta procurar a nossa coordenação. Os demais devem se inscrever via sua empresa empregadora. Por hora, estes cursos não serão abertos à população”, explica Roseane Nina.

Os conteúdos dos cursos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e de cargas especiais e manobras. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E em todo o Brasil com os 60 equipamentos já disponíveis.

SAIBA MAIS

Em São Luís, o Sest/Senat fica na Avenida João Pessoa, nº 242, Jordoa.

Contatos para cursos: (98) 3216-4614

Recepção de Saúde: (98) 3216-4614

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.