Nova imortal

Promotora Ana Luiza Ferro toma posse na cadeira 12 da AML

Ela, que venceu eleição para ingressar na Casa de Antônio Lobo em setembro do ano passado, ressaltou autores que também ocuparam a Cadeira nº 12

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Ana Luiza Ferro e os confrades da AML durante a cerimônia de posse
Ana Luiza Ferro e os confrades da AML durante a cerimônia de posse

SÃO LUÍS - A promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Pires Ferro se tornou oficialmente a nova integrante da Cadeira nº 12 da Academia Maranhense de Letras (AML). O ato ocorreu na noite desta quinta-feira (6) na Casa de Antônio Lobo, situada na rua da Paz, Centro, e foi prestigiada por magistrados e familiares.

Em discurso, o presidente da AML, Benedito Buzar, destacou as qualidades de Ana Luiza Ferro e ressaltou a lisura do processo de escolha da imortal. “Trata-se de um processo limpo e isento, que contou com um grupo que fez toda a avaliação para a possibilidade de indicação de Ana Luiza para ser candidata à vaga”, explicou. Ele também fez questão de parabenizar a promotora. “Ela [Ana Luiza] sempre demonstrou todas as condições de assumir o posto e tenho certeza que a Academia ganha demais com sua inclusão no quadro de membros”, disse.

Nova imortal é conduzida pelos confrades na cerimônia de posse
Nova imortal é conduzida pelos confrades na cerimônia de posse

Após a fala do presidente da Casa, Ana Luiza Ferro – foi conduzida pelos imortais Carlos Gaspar, Lino Moreira e Laura Damous até o auditório da AML para ser aplaudida pelos convidados. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Depois das formalidades iniciais, a nova integrante da AML discursou para todos. Ela fez menção especial a Evandro Sarney (um dos integrantes da Cadeira nº 12) e a Joaquim Serra (patrono do posto). “Quero ressaltar a honra que me cabe a partir de agora, por ocupar um posto que já foi de pessoas tão ilustres”, disse. Ela também citou os nomes de Odylo Costa, filho e Clodomir Cardoso (este último fundador da Cadeira nº 12).

Ana Luiza Pires Ferro discursa destacando imortais que ocuparam a cadeira 12
Ana Luiza Pires Ferro discursa destacando imortais que ocuparam a cadeira 12

O momento mais emocionante do discurso de posse foi quando Ana Luiza Ferro citou os pais dela. “O meu pai não está mais entre nós, mas sempre ressaltou a dignidade como um dos principais bens da pessoa. Estou muito feliz ao ver hoje a minha mãe, Eunice Ferro, no dia de seu aniversário, sentada e me vendo assumir tal cargo”, disse Ana Luiza.

Ana Luiza Pires Ferro com o presidente da AML, Benedito Buzar
Ana Luiza Pires Ferro com o presidente da AML, Benedito Buzar

Perfil

Ana Luiza Ferro nasceu na capital maranhense. Filha do historiador Wilson Pires Ferro e da contabilista Eunice Graça Almeida Ferro, exerce as funções de promotora de Justiça, professora da Universidade Ceuma, poeta, historiadora e conferencista.

A nova integrante da AML é doutora e mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras e Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e integrante de honra, por exemplo, da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SPBJ).

Além de formação acadêmica, Ana Luiza Ferro também é autora de livros, dentre eles, “ O Tribunal de Nuremberg”, “ Versos e Anversos”, “ Escusas absolutórias do Direito Penal” e “ O crime de falso testemunho ou falsa perícia”.

Convidados, amigos e familiares durante a cerimônia de posse
Convidados, amigos e familiares durante a cerimônia de posse

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.