SÃO LUÍS – Um caso chamou a atenção na manhã de segunda-feira (3). Um jumento foi atacado por um cão, da raça rottweiler, na avenida Daniel de La Touche, no Cohajap.
LEIA TAMBÉM:
Animais sofrem abandono e maus-tratos em São Luís
Faltam leis sérias contra maus-tratos a animais e ações do poder público
O vídeo, que mostra o momento do ataque, foi compartilhado por muitas pessoas nas redes sociais e acende um alerta a todos os donos de cães para que tenham mais cuidado ao saírem com seus bichos.
O jumento ficou com muitos ferimentos. Populares evitaram que o animal morresse e conseguiram afastar o cão que atacava de forma violenta o equino.
Resgatado, o jumento recebeu os primeiros atendimentos por pessoas de um grupo que ajuda os animais. Remédios nas feridas, comprimidos anti-inflamatórios e uma coleira repelente, que evita os mosquitos, foram dados ao bicho.
Uma das pessoas que ajudou o jumento após o ataque, foi a contadora Jéssica Castro, de 26 anos. Ela é idealizadora do Instituto Social de Apoio ao Próximo (Isap), que tem como objetivo ajudar organizações que cuidam de pessoas e animais em situação de vulnerabilidade. Por coincidência, a jovem estava no local na hora em que o animal foi atacado.
A contadora conta que as pessoas que trabalham nas lojas próximas do local também ajudaram o animal indefeso. Segundo informações dos populares, a dona do cachorro não prestou nenhum tipo de socorro ao jumento. Logo que o ataque foi contido, ela foi para casa e não voltou para ajudar.
Abandonado, o jumento foi levado para um sítio, localizado na estrada de Ribamar. Contudo, ele ainda precisa de cuidados médicos especializados. Segundo Jéssica Castro, nenhum profissional da área veterinária se propôs, ainda, a ajudar o animal.
De acordo com a contadora, a coordenadora do Centro de Zoonoses, mas não obteve resposta sobre o caso. Agora, o Isap pretende acionar o dono do cachorro para que ele ajude no custeio do tratamento do jumento.
Segundo populares, além do jumento atacado, outro animal também está abandonado no mesmo local. Com um agravante, a fêmea está grávida.
O caso, reacende uma triste realidade vivenciada em São Luís. A situação de vulnerabilidade dos animais. O Estado já mostrou por diversas vezes os casos de abandonos de bichos por toda a cidade.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), informou a equipe de O Estado, que a Blitz Urbana realiza operações de fiscalização para identificar animais de grande porte que estejam em vias públicas da capital, e que a responsabilidade sobre os cuidados e acomodação desses animais é dos proprietários. A Secretaria esclarece ainda que, em caso de descumprimento dessas normas, os proprietários desses animais estarão sujeitos a multa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.