Desporto

Projeto incentiva meninos e meninas a prática do futebol

Arena Rio Anil, projeto de ex-atleta maranhense, teve seu pontapé inicial dado ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Crianças em atividade no projeto Arena Rio Anil
Crianças em atividade no projeto Arena Rio Anil (PROJETO ESPORTE )

SÃO LUÍS - Incentivar a prática desportiva, em especial o futebol para meninos e meninas com idades a partir de quatro anos, é o objetivo principal do projeto “Arena Rio Anil”, uma iniciativa do ex-atleta profissional Rubenilson Monteiro Ferreira, atual técnico da base do Maranhão Atlético Clube (Mac), sub-17 e sub-19. O pontapé inicial foi dado ontem, com a inauguração da estrutura, com duas quadras, na Avenida São Sebastião, no Cruzeiro do Anil.

Rubenilson Monteiro, que é maranhense, morou durante 27 anos na Europa, onde integrou a seleção belga de futebol e atuou no beach soccer, tendo jogado em países como França, Espanha, Turquia, Israel e Coréia do Sul. Com o conhecimento adquirido e após observar as estratégias utilizadas pelos europeus para formar atletas, ele teve a ideia de criar sua própria escolinha de futebol.

Baby Foot

O projeto englobará futebol masculino (6-16 anos), feminino (6-16 anos), formação de goleiro, treinamento individual personalizado, uniforme de treino personalizado e uma novidade: o “Baby Foot”, que trabalhará a coordenação motora de crianças com idades entre 4 e 6 anos. “Os europeus foram inteligentes. Eles levaram nossos atletas para lá, estudaram o nosso futebol e aperfeiçoaram as técnicas. O resultado a gente vê no crescimento das seleções de diversos países do mapa europeu. Vendo isso, resolvi criar esse projeto, mas com o diferencial de começar realmente da base, trabalhando meninos e meninas com idades a partir de 4 anos”, contou o técnico.

Com a ajuda da esposa, a romena Ramona Ianosi, o maranhense pretende realizar seu sonho de formar garotos e garotas “bons de bola”, mas que aprendam também outras lições importantes para a vida, como disciplina e respeito às diferenças. “No Brasil, ainda há muito esse pensamento de que menina não pode ou não sabe jogar bola. Precisamos quebrar isso e mostrar que todos são iguais. Neste projeto, mostraremos a eles, desde pequenos, que garotos e garotas têm a mesma capacidade”, disse Ramona Ianosi.

O projeto conta com um braço direito: a lenda do futebol maranhense José de Ribamar Miranda Filho, treinador de goleiros e que tem uma história importante como atleta e treinador, tendo formado goleiros de times como Ferroviário e Sampaio Correa. O projeto iniciou com 20 crianças, entre elas, Davi Monteiro, de 5 anos. “Quando eu crescer quero ser jogador de futebol e fazer muitos gols”, disse o menino, após enfrentar uma bateria de circuitos para melhoramento da coordenação motora.

As aulas acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas das 16h às 17h, das 17h às 18h e das 18h às 19h. Segundo Ramona Ianosi, para bancar alguns custos do projeto, será cobrada taxa mensal no valor de R$ 80,00. A taxa de inauguração do projeto, por enquanto, está fixada em R$ 50,00. A ideia dos idealizadores é fazer parcerias para atender pais que não tenham condições de pagar nem mesmo essa taxa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.