Saúde animal

Leucemia em gatos será tema de palestra realizada em São Luís

Doença é viral e geralmente transmitida pelo contato direto entre os animais; incidência é alta no Brasil

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(gatíneo)

A Leucemia Viral Felina é um problema extremamente grave, causador de linfomas, anemias e imunodeficiências, e responsável por mais de 30% das mortes entre os gatos com câncer, sendo uma doença relativamente frequente no mundo destes animais. O assunto será tema em uma palestra realizada para profissionais de Medicina Veterinária de São Luís, que será realizada no dia 3 de abril.

A doença enfraquece o sistema imunológico dos gatos que, sem proteção, acabam ficando vulneráveis a outros problemas que podem ser fatais. Sua incidência nos gatos brasileiros é considerada alta, o que faz da sua prevenção algo essencial. A principal maneira de combatê-la é com a vacinação preventiva.

A doença pode ser transmitida pelo contato direto entre os animais, especialmente com as secreções corporais, como a saliva, a urina, as fezes ou o leite (no caso da amamentação). Vasilhas, camas, caixas sanitárias e outros pertences do animal infectado também podem servir de fonte de transmissão, mesmo se não houver contato direto com o gato doente. Por isso, é muito importante proteger os gatos que vivem em ambientes externos ou que eventualmente têm acesso à rua e a outros animais, e o papel dos médicos veterinários é essencial, buscando orientar os proprietários com relação à importância da prevenção.

Serviço:

Palestra sobre Leucemia Viral Felina com a Profª Dra. Fernanda Amorim, professora do Departamento de Medicina Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data: 3 de abril

Horário: 19h30

Local: Coco Bambu Restaurante (Av. Colares Moreira, 1 – Quadra 19 – Calhau)

Inscrições pelo telefone: (98) 991641750

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.