Turismo

Tutoia e os atrativos de dois roteiros turísticos de tirar o fôlego

Cidade está situada no litoral, entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, dois dos mais importantes roteiros do ecoturismo do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Litoral do município de Tutoia tem belas praias e beleza sem igual; passeio leva turistas a conhecer local
Litoral do município de Tutoia tem belas praias e beleza sem igual; passeio leva turistas a conhecer local (Tutoia praia)

SÃO LUÍS - A região de Tutoia é cheia de atrativos. A cidade maranhense está situada no litoral, entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, dois dos mais importantes roteiros do ecoturismo do Brasil. Não é à toa que o turismo se destaca como a prioridade do município, incluindo ações do poder público que visam melhorar os atrativos e trazer mais turistas, com a perspectiva de incremento para a economia da cidade.

Para chegar à bela cidade, partindo de São Luís, são 470 quilômetros por estrada de asfalto, mas quem prefere aventuras pode pegar a trilha que reduz a viagem em mais de 100 quilômetros. Na entrada da cidade, o visitante se depara com a primeira beleza arquitetônica, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Para quem quer conhecer o litoral, é possível fazer diversos passeios, incluindo a visita aos 20 kms de praias paradisíacas, de mar calmo e dunas de areias brancas, entre elas a do Arpoador e Namorados, as Lagoas da Taboa, Jacaré de Areia e Lagoinha, as Ilhas de Cajueiro, Coroatá, Melancieiro, Igoronhon, Grande, Pombas, José Correia, Caieira, Papagaio, formando o grande Delta Parnaibano. Também pode conhecer o artesanato em palha, couro, coco, chifre, linha e conchas que a região oferece.


Relatos
A cidade há muito tempo foi passagem para quem ia para os Lençóis Maranhenses ou vice-versa. Um diferencial é a diversidade biológica oferecida pelo município, que inclui as Ilhas do Delta (que são 72, sendo que a maior é a Ilha do Caju), as dunas dos pequenos lençóis, as áreas de coqueirais, belíssimas praias de água cristalina.

Existem dois roteiros primordiais: um deles é o da Ilha do Delta, no qual os turistas seguem embarcados para curtirem aventuras no litoral. As voadeiras saem lotadas de quem quer descobrir as belezas desse paraíso. As embarcações seguem pelo Rio Paxicá, seguindo os caminhos dos pescadores. Na Baia de Tutoia, em frente à Praia da Barra, o visitante se depara com um cemitério de navios. Alguns naufragaram há mais de 35 anos.

Hoje, o que sobrou dos navios encalhados se transformou em atrativos. Há relatos de que a embarcação de nome Guajará teria sido perseguida pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. O local também mostra um pouco da história do lugar, pois durante décadas os navios cargueiros entravam na baía do Delta, trazendo mercadorias, que trocavam por sal, extraído em Tutoia. Esse vai e vem das embarcações movimentava a economia da cidade, gerava muito emprego e renda, com a população trabalhando na conferência de cargas, na alfândega, na Capitania dos Portos.

Com o município também é base de apoio para quem visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, a Prefeitura está investindo para atrair mais visitantes. De janeiro para cá, melhorou a iluminação e limpeza públicas, promoveu incremento na área de segurança, abriu novos leitos e contratou mais profissionais para o hospital, como enfermeiros.

Outra ação que chamou a atenção foi o investimento no Carnaval, que, como sempre, foi um sucesso. A folia de rua, incluindo a do povoado Barro Duro, arrastou uma multidão, com destaque para os visitantes, e não registrou violência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.