Na assembleia

Deputados criticam fortemente aumento do ICMS no Maranhão

Parlamentares da oposição questionaram a decisão do governo, que entrou em vigor no Dia Internacional do Consumidor

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Deputado Adriano Sarney (PV) foi um dos fez dura crítica ao aumento no ICMS
Deputado Adriano Sarney (PV) foi um dos fez dura crítica ao aumento no ICMS (Adriano Sarney critica projeto do governo)

SÃO LUÍS – Em vigor desde a terça-feira (14), o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão repercutiu negativamente na Assembleia Legislativa. Deputados da oposição criticaram fortemente a medida. Wellington do Curso (PP), Adriano Sarney (PV), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN) e Andrea Murad (PMDB), criticaram o aumento do imposto, que passou a valer no Dia Internacional do Consumidor.

Wellington do Curso abriu a discussão com forte crítica à sanção. “Um Governo, uma nação que tem muitos impostos, cai em desgraça [...] e esse aumento de ICMS foi o presente do Governo hoje, no Dia Internacional do Consumidor. Esse aumento é prejudicial para a população e sequer houve discussão sobre isso”, disse.

Adriano Sarney pontuou oito argumentos contrários ao aumento do ICMS no estado. “Não são palavras minhas, senhoras e senhores. São palavras de Provérbios, capítulo 29, versículo 4. Assim diz a palavra do Senhor, assim diz a palavra de Deus: “Quando o governo é justo, o povo tem segurança, mas quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça”.

Sancionada no dia 15 de dezembro de 2016 pelo governador Flávio Dino (PCdoB), a Lei entrou em vigor 90 dias depois e coincidentemente no Dia Mundial do Consumidor. A Lei nº 10.542/2016 modifica o Sistema Tributário do Estado e altera alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.