Destaque internacional

Garoto maranhense vira notícia na Espanha e Grêmio afirma que ele fechou com o Barcelona

Jornal espanhol AS publica reportagem sobre Manu e dirigente afirma que ele já teria contrato com o Barça

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Emanuel Ferreira, o Manu, passou por testes no Barcelona
Emanuel Ferreira, o Manu, passou por testes no Barcelona

SÃO LUÍS – Notícia em vários veículos de comunicação nessa segunda-feira (13) após virar alvo de polêmica entre o Grêmio (RS) e o poderoso Barcelona, o maranhense Emanuel Ferreira, o Manu, voltou a virar manchete, desta vez na Espanha. Segundo o jornal AS, o garoto, de apenas 11 anos, não foi contratado e só esteve para avaliação a pedido de um empresário, mas que não interessa ao clube. As informações foram divulgadas pelo portal não se reapresentou no CT do Cristal, local onde a Escola do Grêmio realiza seu trabalho com as crianças Globoesporte.com. Mesmo com a informação publicada na Europa, Manu Manu não se reapresentou no CT do Cristal, local onde a Escola do Grêmio realiza seu trabalho com as crianças.

Em entrevista ao Globoesporte, o diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, a notícia do AS não condiz com a realidade. “Ele tem relação federativa com o Grêmio, mas foi aliciado pelo Barcelona. Levaram ele para Barcelona e ele não voltou. O pai se demitiu aqui. O Barcelona já fez isso outras vezes e já foi punido. Ele vai ficar dois anos em uma escolinha e depois se vincula ao clube”, explicou o diretor, lembrando que Manu estará em uma escolinha ligada ao clube e depois passará a treinar nas canteras, como são chamadas as categorias de base do time, escolinha essa que já revelou craques como Messi, Xavi, Iniesta e Busquet.

Manu ao lado dos craques Suárez e Messi
Manu ao lado dos craques Suárez e Messi

Em 2016, o maranhense foi o destaque da categoria sub-10 do Grêmio, se destacando, especialmente, em torneio disputado em Montevidéu, no Uruguai. Depois deste destaque o jovem passou a ser alvo de time da Europa. Segundo reportagem da ESPN, Manu já recebeu até mesmo vídeos de incentivo de Gabriel Jesus, do Manchester City, e Dudu, do Palmeiras.

Ele esteve nas dependências do Barcelona em fevereiro e compartilhou diversas fotos com craques do time catalão. Uma delas, após a classificação épica sobre o PSG, pela Liga dos Campeões, quando os espanhóis venceram por 6 a 1.

Briga na Justiça

Segundo a reportagem do Globoesporte, no clube do Grêmio a há o entendimento de que houve aliciamento por parte dos catalães, já que o garoto foi apenas fazer uma visita no clube espanhol. Dirigentes gremistas afirmam que devem acionar a Fifa por conta do caso.

De acordo com a Lei Pelé, o Grêmio não tem como assinar qualquer vínculo com Manu para se resguardar. Segundo ela, somente a partir dos 14 até 20 anos, o atleta entra em período de formação.

Jovem atleta durante sua passagem pelo Grêmio
Jovem atleta durante sua passagem pelo Grêmio

Surgimento no futebol

Em reportagem publicada pelo O GloboEsporte.com, em 2015, o garoto esteve no gramado da Arena, fez embaixadinhas e bateu bola com outras pessoas. Ele chamou atenção pela habilidade e, desde então, empresários passaram a observá-lo,

Em 2014, o maranhense, que é da cidade de Rosário, passou em um teste no Grêmio após 20 minutos de exibição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.