Pesquisa

Jornada de trabalho das mulheres ainda é maior que a dos homens

Segundo pesquisa do Ipea, entrada de mulheres no mercado de trabalho se estabilizou, nos últimos 20 anos, e jornada dupla se mantém

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(mulheres)

Muitos aspectos relacionados às mulheres evoluíram enquanto outros precisam de mais atenção. É o que revela o Retrato da Desigualdade de Gênero e Raça apresentado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), que traz recortes por sexo e raça comparando brancos a negros e verificando as sobreposições de desigualdade. Dentro desse contexto, o estudo observou que as mulheres continuam, por exemplo, chefiando as famílias (40%); trabalhando mais devido à dupla jornada e ganhando menos que os homens, apesar da taxa de escolaridade ser mais alta para elas.

Outro ponto que chama a atenção é em relação ao trabalho doméstico. Apesar de ser a ocupação de 18% das mulheres negras e de 10% das mulheres brancas no Brasil em 2015, o número de jovens nesse setor vem diminuindo. Em 1995, mais de 50% das trabalhadoras domésticas tinham até 29 anos de idade (51,5%); em 2015, somente 16% estavam nesta faixa de idade. “Vemos algumas tendências interessantes como o aumento da renda das trabalhadoras domésticas, mas, ainda assim, no ano de 2015, a média do Brasil não alcança nem o salário mínimo”, observou Natália Fontoura, pesquisadora do Ipea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.