Controle

Gestantes vão receber repelente para evitar zika

Primeira remessa, com 73.950 frascos do produto, chegou na quinta-feira, dia 2, mas ainda não está disponível em unidades de saúde da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Além de unidades de saúde, os repelentes estarão à disposição de gestantes nos CRAS da cidade
Além de unidades de saúde, os repelentes estarão à disposição de gestantes nos CRAS da cidade (Cras)

SÃO LUÍS - Até o fim do ano, o Maranhão deve receber, do Ministério da Saúde (MS), 1.183.140 frascos de repelentes de insetos, que serão distribuídos para mulheres gestantes cadastradas no Programa Social Bolsa Família. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que também destacou que a primeira remessa, com 73.950 frascos do produto, chegou na quinta-feira, dia 2.

Em todo o estado, os produtos serão distribuídos por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). O planejamento para entrega dos repelentes já está sendo consolidado. Até o mês de dezembro, serão sete esquemas de entrega. O quantitativo de repelentes entregues em cada remessa é definido pelo MS.

Mas nos postos de saúde e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de São Luís, locais onde, segundo o MS, deve ser realizada a entrega aos beneficiários, ainda não há repelentes. Os funcionários desses locais dizem que sequer sabiam que a distribuição iria começar, mas agora aguardam, já que segundo eles é necessário que os produtos cheguem às mãos das mães mais carentes.

Novela
Os repelentes foram prometidos pelo Governo Federal em janeiro de 2016, no auge da crise de microcefalia que assolou o país. Eles eram apontados como uma medida para remediar a situação, já que protegem as futuras mamães das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a exemplo da dengue, chikungunya e zika, que tem relação com o aumento dos casos de microcefalia, mas a entrega foi adiada consecutivas vezes, até que agora, mais de um ano depois, começaram a ser levados para os estados.

O produto, segundo especificação do Ministério da Saúde, está acondicionado em frascos de 200 ml, tem concentração de 15% do princípio ativo e oferece até 10 horas de proteção após a aplicação.

SAIBA MAIS

O Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, em especial às gestantes, pela associação do zika vírus com a microcefalia em bebês. A medida, no entanto, não deve ser a única maneira de evitar a transmissão da doença. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida. É importante destacar que, para erradicar o mosquito transmissor do zika virus e os possíveis criadouros, é necessária a adoção de uma rotina para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem servir de criadouros para as larvas do mosquito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.