Assembleia

Braide sugere força-tarefa após estragos da chuva em São Luís

No mais recente registro, um temporal provocou alagamentos tanto em áreas nobres quanto na periferia na noite de quarta-feira, 1º

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Rua alagada no Renascença
Rua alagada no Renascença
Braide propôs força-tarefa
Braide propôs força-tarefa
Wellington diz que falta prefeito na capital
Wellington diz que falta prefeito na capital

SÃO LUÍS - O deputado estadual Eduardo Braide (PMNB) sugeriu ontem, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, a criação de uma força-tarefa constituída de membros do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís para intensificar ações de reparos na capital após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nas últimas semanas.

No mais recente registro, um temporal provocou alagamentos tanto em áreas nobres quanto na periferia na noite de quarta-feira, 1º.

“Recebi relatos de moradores de diversos bairros que ficaram alagados por conta das chuvas dos últimos dias”, destacou o parlamentar.

“Bairros como Ilhinha, Jambeiro, Coroadinho, Cidade Olímpica (Bloco C), São Francisco, dentre outros. Com certeza, fica evidente a falta de planejamento e de responsabilidade de quem deveria cuidar da cidade e, por isso mesmo, apresentei uma indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís, solicitando uma força-tarefa em caráter de urgência para conter os danos causados pelas chuvas”, completou.

Eduardo Braide também alertou para a intensidade das chuvas nos próximos meses em São Luís. “As previsões meteorológicas já apontam que o período chuvoso na capital ficará ainda mais intenso nos próximos dois meses. Além disso, com base nos dados da Defesa Civil, cerca de 60 áreas de São Luís estão sob risco de desabamento. É preciso evitarmos uma tragédia maior. É preciso resguardar o bem mais precioso que se tem: a vida das pessoas”, afirmou.

Parceria - Ainda em seu pronunciamento, o deputado solicitou a efetivação da parceria entre o Governo e a Prefeitura. “Recebemos aqui na Assembleia o secretário de Infraestrutura há pouco tempo para tratar do programa Mais Asfalto. Na ocasião, o próprio secretário disse que iriam esperar as chuvas passarem para voltar com as máquinas nas ruas em relação ao asfaltamento. Se o Governo do Estado não tem condições de asfaltar as ruas no momento, é preciso retirar as máquinas dos galpões nesse período de chuvas para ajudar a Prefeitura na limpeza das galerias de água pluvial”, sugeriu Braide.

Por fim, o deputado cobrou a conclusão de obras que poderiam evitar uma série de transtornos. “Temos o exemplo da obra de drenagem da Cidade Olímpica (Bloco C), de responsabilidade da Prefeitura de São Luís. Estive no local e vi o quanto a obra, que já se arrasta há mais de três anos, é importante para os moradores daquela região. Já o Governo do Estado precisa agilizar as obras de recuperação da comporta da Barragem do Bacanga para evitar alagamentos em alguns bairros da Área Itaqui-Bacanga. A população não pode esperar sob pena de acontecer algo mais grave do que já está ocorrendo em São Luís. É preciso trabalhar e fazer com que essa parceria entre Governo e Prefeitura saia do papel”, finalizou Eduardo Braide.

"Falta prefeito e sobram problemas", dispara Wellington do Curso

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) também utilizou a tribuna para fazer referência aos transtornos que aconteceram em São Luís devido às fortes chuvas dos últimos dias. Ao mencionar os vários buracos e acúmulo de lixo que já são típicos em São Luís, Wellington destacou proposta de Plano Emergencial de Recuperação Asfáltica, de sua autoria, que foi encaminhada à Prefeitura de São Luís, com o objetivo de recuperar vias como a Avenida São Luís Rei de França, Avenida dos Holandeses, Avenida João Pessoa, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, dentre outras.

"Nós encaminhamos à Prefeitura proposta de Plano Emergencial de Recuperação Asfáltica. Quem anda pelas ruas de São Luís sabe que buraco é o que não falta e é por isso que apresentamos essa solicitação. Afinal, quem sofre com o descaso é a população", disse Wellington.

Além de citar os alagamentos nos bairros da Ilhinha, São Francisco, Coroado dentre outros, o deputado Wellington destacou ainda as 60 áreas de risco de desabamento na capital e cobrou ações efetivas da Prefeitura, antes que seja tarde.

“Estamos alertando para que ações efetivas sejam adotadas. Em São Luís, infelizmente, falta prefeito e sobram problemas. Consequência disso é o povo padecendo. Com o grande volume de chuvas em nossa capital, vários bairros foram alagados, a exemplo de Ilhinha, Coroado, São Francisco dentre outros. Além dos alagamentos, ainda estamos diante de 60 áreas de risco de desabamento em São Luís. Por isso, cobramos aqui que a Prefeitura de São Luís efetive a Política Municipal de Saneamento Básico e, assim, adote providências no combate aos alagamentos e demais transtornos. Para tanto, colocamos a Assembleia Legislativa à disposição para atuar, no que for possível”, disse Wellington.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.