Estragos

Chuvas fortes provocam danos na Avenida Litorânea

Com o grande volume pluviométrico registrado nesta sexta-feira, 17, motoristas que trafegaram pela via foram obrigados a ter atenção redobrada; parte da estrutura do prolongamento da via também foi danificada

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Alguns pontos da avenida se tornaram lagoas; falta de aderência do pneu com a pista faz veículo derrapar
Alguns pontos da avenida se tornaram lagoas; falta de aderência do pneu com a pista faz veículo derrapar

SÃO LUÍS - Em dias de chuva, alguns problemas da Avenida Litorânea aparecem com mais intensidade. Um deles é a falta de galerias suficientes para escoar a água. Na sexta-feira, 17, diversos pontos da avenida tornaram-se lagoas, por causa da água que se acumulava na pista. Além do perigo no trânsito, em razão do grande volume pluviométrico, parte do trecho usado para caminhadas por frequentadores também cedeu.

O Estado verificou que pelo menos três pontos ao longo da via acumulavam água. O mais problemático deles era o trecho próximo ao Ipem. Com os pontos de alagamento, os condutores tinham de reduzir a velocidade para conseguir trafegar e não se envolverem em acidentes. Apesar dos riscos, até o fechamento desta edição, nenhum acidente foi registrado na via.

Cuidados
No período chuvoso, aumenta o número de acidentes de trânsito em São Luís. Muitos motoristas desenvolvem alta velocidade, ignorando que o asfalto molhado reduz o atrito dos pneus, dificultando a frenagem. Por isso, são comuns as colisões. A chuva diminui também a visibilidade dos condutores, o que é outro fator de risco para acidentes.

A falta de aderência do pneu com a pista, em dias de chuva, faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle.

Esse processo é chamado de aquaplanagem, que ocorre quando pneu está rodando sobre o topo da água, ao invés de sobre o pavimento. Sendo uma das principais e mais movimentadas avenidas da cidade, a Litorânea é um local de risco para os condutores em dias de chuva.

[e-s001]Mais problemas
Outra consequência das chuvas na Avenida Litorânea foi vista na área do prolongamento. Um trecho de aproximadamente cinco metros do calçadão, usado pelos frequentadores para caminhadas, cedeu.

É triste a gente vir aqui e ver um lugar tão bonito como este tão maltratado pelo poder público"Wellington Campelo, fotógrafo

De acordo com os vendedores ambulantes que têm pontos próximos ao local, a estrutura começou a apresentar sinais de rachaduras há 15 dias. Eles afirmaram que, com a forte chuva desta sexta-feira, 17, o trecho não resistiu e afundou.

Apesar do fato, não havia, até o fim da tarde de sexta-feira, nenhuma placa identificando o problema. Frequentadores do local lamentaram o dano à estrutura de um dos pontos turísticos da cidade. “É triste a gente vir aqui e ver um lugar tão bonito como este tão maltratado pelo poder público”, disse o fotógrafo Wellington Campelo.

A professora Francisca Torres disse que a cessão de parte do calçadão estava prestes a acontecer. “Eu venho aqui várias vezes por semana, já que meu filho dá aulas de surf para algumas pessoas, e já via que este trecho tava rachando. Isso aconteceu foi tarde, perto do que estava para ocorrer”, disse.

[e-s001]Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que acionará a empresa responsável pela execução da obra, para que tome as medidas necessárias para a correção do problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.