Racha

Premiação do Governo à PM abre crise entre deputados na Assembleia

Cabo Campos se mostrou incomodado por Wellington do Curso ter apresentado proposições em defesa da Polícia Militar; para ele, postura beira a falta de ética

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Proposta de Wellington do Curso irritou Cabo Campos
Proposta de Wellington do Curso irritou Cabo Campos (Cabo Campos e Wellington)

SÃO LUÍS - A premiação promovida pelo Governo do Estado aos policiais militares que mais apreenderam armas de fogo no Maranhão em 2016, abriu uma crise entre os deputados estaduais Wellington do Curso (PP) e Cabo Campos (DEM) na Assembleia Legislativa.

O racha teve início na segunda-feira, logo após o deputado Wellington ter subido à tribuna para revelar que a premiação teria sido motivada por uma indicação sua ao Poder Executivo, no início do seu mandato, em 2015.

Ocorre que, além desta indicação, o pepista apontou uma série de outras proposições que beneficiariam à Polícia Militar. E foi isso que incomodou o colega Cabo Campos. Dentre as indicações estavam a defesa pela fixação de jornada de trabalho de 44 horas semanais; adicional por insalubridade; a consolidação e cumprimento da PEC 300 para a corporação; criação do plano de cargos, carreiras e salários; gratificação em localidade especial; reserva remunerada; fim do regulamento disciplinar do Exército e outras.

Para Campos, a atuação de Wellington em favor da PM corresponde à falta de ética parlamentar. Ele sugeriu que o colega fosse obrigado a pedir autorização para tratar do tema, sob a justificativa de que é ele quem representa a categoria no Legislativo.

“Se esta Casa Parlamentar não tiver ordem, isso aqui vai virar uma bagunça. A questão da ética parlamentar tem que existir. Vossa excelência é dono de um cursinho. Vossa excelência é um professor. Vossa excelência não pode, para uma defesa de uma classe, uma categoria, passar por cima de outro parlamentar. Nós temos aqui um termo que os deputados levantam a mão e dizem assim: ‘eu quero subscrever, deputado, com sua permissão, tal proposição’. É ético, é moral, é legal, tem decência, como a Bíblia diz, como a Bíblia diz”, afirmou Campos.

“Deputado, a sua estrela já brilha e brilha muito, mas, por favor, não apague a minha”, completou.

Resposta - Wellington do Curso utilizou o Grande Expediente para tratar do tema. Ele rechaçou falta de ética parlamentar ou tentativa de boicotar a atuação do colega. Mas reafirmou que seguirá mantendo pleitos à Polícia Militar e Polícia Civil do Maranhão.

“Deputado Cabo Campos, com todo respeito a vossa excelência. A Polícia Militar não é sua. E como deputado estadual, vou continuar defendendo a Polícia Militar”, respondeu.

Wellington apresentou demandas defendidas pelas esposas de policiais militares em reunião realizada na semana passada e cobrou de Campos uma atuação conjunta em prol da corporação.

“Se vossa excelência tanto defende, vamos defender os policiais e reabrir a mesa de diálogo com a Comissão de Segurança [da Casa], com os deputados, com os policiais. Não é puxando para um lado, e sim para todos. Nós somos deputados estaduais independentemente de base do Governo ou de oposição”, salientou.

Saiba Mais

Em fevereiro de 2015, início da atual legislatura, o deputado Wellington do Curso (PPS) apresentou indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) para a criação de uma gratificação especial para policiais militares e civis por apreensão de armas de fogo. Em 2016 o governador editou Medida Provisória com a definição de um prêmio.

Deputados apoiam atuação de Wellington

Após discussão do tema no Plenário do Legislativo, os deputados estaduais Sousa Neto (PROS), Max Barros (PMDB), Eduardo Braide (PMN) e Júnior Verde (PRB) manifestaram solidariedade e apoio a Wellington do Curso (PP).

Todos pregaram unidade da Casa na defesa das prerrogativas e direitos das polícias Civil e Militar no estado.

“Quero sinceramente parabenizar a vossa excelência pelo seu pronunciamento respeitoso e esclarecedor”, disse Sousa Neto.

Max Barros elogiou a postura do pepista e da defesa feita à categoria da Polícia Militar. “Deputado Wellington, eu gostaria de parabenizar Vossa excelência pelo brilhante pronunciamento que faz hoje [ontem] nesta Casa, sempre com equilíbrio, com determinação. Um parlamentar de primeiro mandato, que mostrou toda sua competência, sua garra em defesa do povo do Maranhão”, enfatizou.

Eduardo Braide destacou a importância do tema e o fato de Wellington pertencer ao Bloco Parlamentar Independente, articulado por ele. “Deputado Wellington, eu quero parabenizá-lo por trazer este tema tão importante a esta Casa e eu tenho certeza com a contribuição de outros pares aqui da Assembleia que também discutem este tema só tem a ganhar o povo do Maranhão”, completou.

Júnior Verde lembrou da atuação do colega a respeito do tema e defendeu a busca por diálogo em benefício da Segurança Pública do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.