Sangue

Hemomar faz campanha de doação de sangue

Com a proximidade do Carnaval, muitos doadores deixam de comparecer, e estoques diminuem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - O número de pacientes é maior que o de doadores. É com esta realidade que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) trabalha. No período carnavalesco, a situação fica ainda mais preocupante, porque o número de doares diminui e a demanda por bolsas de sangue aumenta. Por isso, o Hemomar está fazendo uma campanha para aumentar o estoque e não comprometer o atendimento de emergência das unidades de saúde da capital.

Com o tema “Cultura e solidariedade em nossas veias. Doe sangue!”, o Hemomar está convocando os foliões a doarem sangue. “Antes, a gente precisava mais dos sangues tipo negativo porque naturalmente eles já são mais raros, mas atualmente estamos com estoques baixos para todos os tipos”, informa Frassinete Araújo, assistente social do Setor de Captação.
Com a proximidade do Carnaval , muitos doadores deixam de comparecer. Com isso, os estoques, que já são baixos, diminuem mais ainda.

A média de coletas varia de 120 a 180 bolsas de sangue, dependendo da época do ano. Mas nem todas as bolsas coletadas são usadas. “Fazemos uma série de testes laboratoriais para verificar a qualidade do sangue doado e, ao fim desse processo, temos de descartar algumas bolsas”, informou Frassinete dos Santos Araújo. Entre os motivos para descarte estão doenças virais de transmissão sanguínea como sífilis, hepatites e o vírus HIV.

Ainda segundo Frassinete Araújo, a maioria das doações são aquelas destinadas a uma pessoa específica, o que também contribui para que o estoque regular do Hemomar esteja sempre no limite. “E muitos dos nossos doadores voluntários são abordados ainda na porta do centro por familiares de pessoas que estejam necessitando de doação e acabam direcionando a doação”, conta.

Desde 2012, Marcos Vinícius dos Santos Silva é doador voluntário de sangue. Como muitas pessoas, ele doou pela primeira vez para uma pessoa específica, um amigo, que estava com problemas de saúde. Desde então, já foram 14 doações. “Passei a doar porque vi a dificuldade do meu amigo em conseguir sangue e imaginei que assim como ele muitas pessoas passavam pelo mesmo. Desde então, dôo periodicamente”, afirma.

Uma doação, três benefícios
O aumento no número de doações aumentaria ainda o número de pacientes atendidos pelo Hemomar, já que uma única bolsa de sangue pode beneficiar até três pessoas diferentes porque a bolsa doada é fracionada (separada) em três produtos diferentes. O Concentrado de Hemácias, o Concentrado de Plaquetas e o Plasma.

As hemácias são células vermelhas e vão ajudar as pessoas que têm anemia (porque perderam sangue ou têm doenças que prejudicam a sua produção). O plasma é líquido e amarelo. Nele, dentre outros, estão elementos que vão ajudar as pessoas que têm deficiência na capacidade de coagulação do sangue. Já as plaquetas são elementos muito importantes na pri­meira fase do processo de coagulação do sangue. Pessoas que fazem transplantes ou quimioterapia são as principais receptoras deste produto.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e demais cidades maranhenses, incluindo a rede privada. Conforme o Hemomar, o sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgências.

SAIBA MAIS

Quem tiver interesse em ser doador, pode comparecer ao hemocentro de São Luís, localizado na Rua 5 de janeiro, s/nº, Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque sangue: 0800-280-6565 e 3216- 1134.

Requisitos básicos para ser doador:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Números

450 miligramas de sangue é o total coletado em cada doação
6 horas é o tempo que o organismo leva para repor a parte líquida do sangue
24h é o tempo que os demais componentes do sangue são repostos pelo organismo
4 meses é o intervalo de doações recomendados para homens
3 meses é o intervalo de doação recomendado para mulheres

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.