Histórico

Ferreira Gullar fala, em entrevista inédita, sobre sua vida no MA e conta detalhes da carreira

Material da década de 1970 traz fatos marcantes da trajetória como jornalista; poeta morreu em dezembro do ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Ferreira Gullar morreu aos 86 anos
Ferreira Gullar morreu aos 86 anos (Ferreira Gullar)

RIO DE JANEIRO - Uma antiga entrevista inédita com o poeta maranhense Ferreira Gullar está disponível para consulta pública. O conteúdo foi doado ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) em 1996, como parte de uma série organizada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Somente agora, porém, o arquivo foi liberado, integrando as mais de sete mil horas de entrevistas já disponibilizadas pelo Programa de História Oral da instituição.

Na entrevista, o poeta conta detalhes da sua trajetória jornalística. "Gullar fala sobre o início da vida profissional no Maranhão, a vinda para o Rio, a fase em que trabalhou na Manchete, o período militar. São temas amplos. É uma entrevista muito importante para a memória nacional", disse Martina Spohr, coordenadora de Documentação da FGV/CPDOC, ao O Globo.

O arquivo está guardado pelo CPDOC desde outubro em nova sede, a Casa Acervo, imóvel no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. O local foi especialmente projetado o para a guarda de documentos. Junto com a entrevista de Gullar, há mais de 1,8 milhão de itens preservados, sendo 22% disponíveis on-line.

Para ler a entrevista, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.