Palmares

Maranhão tem 682 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas

Fundação Cultural Palmares reconheceu mais 29 nesta sexta-feira (13); moradores passam a ter direito a uma série de benefícios

Com informações da Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Comunidade precisa inicialmente se autodeclarar como remanescente de quilombo
Comunidade precisa inicialmente se autodeclarar como remanescente de quilombo (Quilombolas)

SÃO LUÍS - A Fundação Cultural Palmares reconheceu 29 comunidades no Maranhão como remanescentes de quilombos. A relação completa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13). Com isso, o estado contabiliza 500 certidões e 682 comunidades reconhecidas. Em todo Brasil são 2.465 certificados emitidos para 2.890 comunidades quilombolas.

A partir do reconhecimento os moradores das comunidades passam a ter direito a uma série de benefícios como participação nos programas federais Minha Casa, Minha Vida Rural, o Luz para Todos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Programa de Bolsa Permanência.

Além disso, também podem solicitar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a titularidade das terras em que estão localizadas.

Para receber a certificação, a comunidade precisa inicialmente se autodeclarar como remanescente de quilombo. Depois, deve encaminhar à Fundação Cultural Palmares documentos que comprovem o histórico do local como terra quilombola. Esta informação é checada pelo Governo Federal.

A última etapa é a emissão do certificado de reconhecimento e a publicação no Diário Oficial da União.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.