Mais fino

Entenda a técnica que está diminuindo a bochecha dos artistas

Bichectomia é a nova moda entre as celebridades e promete afinar o rosto em menos de uma hora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Segundo especialista, Kim Kardashian fez procedimento para diminuir as bochechas
Segundo especialista, Kim Kardashian fez procedimento para diminuir as bochechas (Kim Kardashian)

SÃO PAULO - Angelina Jolie, Jennifer Lopez, Kim Kardashian, Madonna, Megan Fox, Victoria Beckham, são exemplos de famosos que fizerem uso do procedimento cirúrgico para reduzir as bochechas e deixar o rosto mais fino. Relativamente comum nos Estados Unidos, a bichectomia ganhou evidência no Brasil recentemente, pela adesão de diversos artistas. O procedimento cirúrgico age na redução das bolas de Bichat, que são acúmulos de gordura da face.

A técnica é realizada por Cirurgiões Dentistas e Cirurgiões Plásticos. “O processo é confortável ao paciente que costuma ter um excelente pós-operatório, sem grandes desconfortos, exceto por um inchaço inicial que tende a diminuição após 48 horas”, comenta o dentista Fernando Buranello, da Esthetic Aligner, de São Paulo.

Antigamente a principal indicação para a bichectomia era para quem mordia a bochecha, mas a mudança no padrão de beleza fez com que a cirurgia ganhasse destaque pelo lado estético. “O procedimento também é indicado ao paciente que está insatisfeito com o volume das bochechas, com o formato arredondado do rosto, que possui falta de definição da linha da mandíbula e do pescoço e que sente incomodo com as bochechas”, indica o Dr. Fernando.

O procedimento cirúrgico costuma levar entre 30 a 40 minutos. “Realizamos uma pequena incisão de aproximadamente um centímetro, próxima aos primeiros molares superiores, para se acessar a Bola de Bichat (corpo gorduroso da bochecha). Após a localização do tecido adiposo o mesmo é parcialmente removido e a incisão é fechada com pontos. Os resultados já começam a ser vistos em três semanas, mas o resultado final se mostra após seis meses”, explica o cirurgião dentista.

Segundo o especialista, é fundamental uma correta avaliação e indicação da bichectomia por parte do profissional. “Os possíveis riscos são o comprometimento do ducto da parótida, canal da glândula salivar, ou dos nervos e artérias faciais”, alerta o cirurgião dentista. No dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode retornar ao trabalho, mas deve ficar atento a alguns cuidados.

“É preciso aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas após a cirurgia, a alimentação deve ser líquida e pastosa, deve-se evitar tomar sol nas primeiras quatro semanas ou enquanto houver hematomas e o retorno às atividades físicas leves só pode acontecer após duas semanas”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.