Portaria

Judiciário nomeia juiz de paz para a Comarca de Loreto

O técnico em enfermagem Raimundo Martins de Sousa foi o cidadão loretense nomeado juiz de paz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Loreto - A Comarca de Loreto terá um juiz de paz. A juíza Talita de Castro Barreto editou e tornou pública uma portaria na qual nomeia o juiz de paz. A magistrada, titular da comarca, levou em consideração a necessidade de nomear um juiz e sobre a competência do diretor de fórum em realizar a indicação e nomeação nas comarcas do interior do Maranhão.

O técnico em enfermagem Raimundo Martins de Sousa foi o cidadão de Loreto nomeado juiz de paz. De acordo com a portaria, ele terá competência, única e exclusiva, de realizar casamentos quando designado pela juíza Talita de Castro Barreto, não recebendo custas ou qualquer vantagem para executar essa tarefa. Caso ele esteja ausente, deverá ser substituído por Raimundo de Sousa Araújo, engenheiro agrônomo.

No âmbito jurídico, estão entre as atribuições dos juízes de paz, a serem exercidas por orientação dos Tribunais de Justiça: examinar, de ofício ou em face de impugnação, e decidir processos de habilitação para o casamento; celebrar casamentos, consoante disposições da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos).

Poderá o juiz de paz dispensar, justificadamente, os editais de proclamas; pacificar conflitos de vizinhança, em locais e datas previamente designados; orientar pessoas a respeito das formas de exercício dos próprios direitos.

Conciliador

O Juiz de Paz tem, ainda, atribuições de natureza conciliatória, sem caráter jurisdicional, bem como representar no Poder Judiciário e no Ministério Público situações irregulares de que tenha conhecimento em razão do exercício de suas atividades.

O juiz de paz pode, também, encaminhar propostas de aperfeiçoamento dos serviços da Justiça de Paz, e comparecer a cursos de aperfeiçoamento, indicados pelo Tribunal de Justiça ou pela associação de juízes de paz, destinados ao estudo da aplicação da lei às matérias de sua competência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.