Oportunidade de trabalho

Por estabilidade e salários, concurseiros “invadem” cursinhos em São Luís

Seja na capital ou no interior do estado, candidatos estão sedentos por um emprego público; concorrência é o principal entrave

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - A tão sonhada ascensão financeira e, principalmente, a estabilidade profissional fazem com que, a cada dia, os 'concurseiros' lotem os cursos preparatórios, conhecidos popularmente como 'cursinhos', em São Luís, em busca de conteúdo. Em cada um dos candidatos, o sonho é comum: a busca pelo emprego público. No entanto, a concorrência é o principal entrave para quem deseja a aprovação.

Apesar das restrições financeiras do país, em vários segmentos, vagas foram abertas para os interessados. Um dos concursos mais aguardados neste primeiro semestre é o seletivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que oferece 822 vagas nos níveis médio e superior. Em um cursinho preparatório da cidade, a expectativa era grande pelas provas, que devem ocorrer no dia 5 do próximo mês.

A professora Daniele Nogueira, que já possui um vínculo temporário com o poder público na área do magistério, será uma das concorrentes a uma vaga no concurso da Semed. “Estou muito ansiosa e tensa. Venho me preparando há, pelo menos, quatro meses. E estou muito confiante de que terei sucesso”, disse.

Para ela, a confiança nos estudos é o segredo para a aprovação. “Não adianta você ficar nervosa, pois isto vai te atrapalhar na hora da prova. É importante ter confiança no teu planejamento de estudo. Até para você assimilar melhor o conteúdo”, afirmou.

Um sonho
A estudante de Administração, Denise Soares, também pleiteia uma vaga em órgão público por meio de concurso. Ela também fará o concurso da Semed, o seu primeiro seletivo. “Vou procurar um curso preparatório para uma revisão e fixar com os estudos que estou executando em casa”, disse.

Estou muito ansiosa e tensa. Venho me preparando há, pelo menos, quatro meses. E estou muito confiante de que terei sucesso”Daniele Nogueira, concurseira

Segundo ela, as provas do seletivo na área da Educação também deverão servir de aprendizado. “Caso a gente não consiga a aprovação, vamos tentar novamente em outros concursos. Com mais experiência e novas perspectivas”, disse.

Veterana
A também professora Ivana Cristina já se considera uma “veterana” em concursos. Afinal de contas, segundo ela, são três anos seguidos de estudo, conciliados com a jornada de trabalho.

“Ainda não consegui ter êxito, mas seguirei tentando. É necessário reforçar, especialmente, àquelas disciplinas em que o candidato não é tão forte”, disse.

Concurso no interior
Além do concurso da Semed, na capital maranhense, outro seletivo que chama a atenção é o da Rede Sarah, que oferece 32 vagas de nível médio em hospitais de reabilitação da rede. Em São Luís (MA), também serão disponibilizadas vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 e 25 deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.