Lei Seca

Combinação álcool e direção gerou flagrantes no Réveillon

Foram 88 autos da noite de 31 de dezembro à tarde de 1º de janeiro; condutores que se recusaram a fazer o teste do bafômetro também foram autuados em flagrante por infração de trânsito; ações da polícia ocorreram em blitze

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Exame  de alcolemia é  realizado durante blitz na noite  do Réveillon
Exame de alcolemia é realizado durante blitz na noite do Réveillon (Alcolemia)

A noite de Réveillon e a tarde do dia 1º deste mês registraram 88 autos de infração de trânsito (AIT), na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados divulgados ontem pela Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind). Deste total, 79 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Ao longo de toda a operação “Réveillon Seguro”, que aconteceu de 30 dezembro de 2016 a 1º de janeiro deste ano, 369 testes do bafômetro foram realizados.
As blitze realizadas na noite da virada e durante a tarde do dia 1º tinham como objetivo evitar que motoristas dirigissem após consumir bebidas alcoólicas durante as comemorações pelo Ano-Novo, já que fim de ano geralmente é um período de muitos acidentes e mortes no trânsito, principalmente devido à combinação de álcool e direção. Além disso, as equipes atuaram combatendo fraudes em documentos e buscando veículos roubados.
Durante as festividades, a CPRV Ind, nove pessoas foram autuadas após o teste de o bafômetro constatar que elas haviam consumido bebida alcoólica. Outras 79 também foram autuadas por infração de trânsito, por se recusarem a fazer o teste do etilômetro.
A Lei Seca adota os conceitos de infração e crime de trânsito. O que os distingue é a quantidade de álcool ingerida pelo condutor.
Trata-se de infração quando o teste do bafômetro acusa a presença de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Em casos de exame de sangue, nenhuma quantidade de álcool é tolerada. Neste caso, o condutor fica sujeito a multa e à perda do direito de dirigir. A infração, porém, é gravíssima - a mais alta na escala das infrações de trânsito, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
É considerado crime de trânsito quando o teste do bafômetro constata 0,34 miligramas de álcool por litro de ar ou de 6 decigramas por litro de sangue. A pena para esse crime é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

Natal
Durante a véspera e o dia de Natal, as operações da CPRV lavraram 94 autos de infração de trânsito. Destas, 48 diziam respeito à combinação de álcool e direção veicular. Nove pessoas estavam dirigindo com alguma porcentagem de álcool no sangue e 37 se recusaram a realizar o teste do bafômetro e outras duas assinaram um termo de constatação. Quarenta Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram apreendidas.
Durante todo o ano, até novembro, 111 pessoas foram presas em flagrante por estarem com mais álcool no sangue do que o 0,05mg/l que caracterizam crime, implicando em prisão. No mesmo período, 832 pessoas foram flagradas pelo etilômetro com qualquer quantidade de álcool no sangue, o que caracterizou apenas uma infração, passível de multa. E ainda 3.782 motoristas se recusaram a realizar o teste e 3.805 CNHs foram apreendidas.

Números

321 testes do bafômetro foram realizados na noite da virada
48 testes do bafômetro foram realizados na tarde do dia 1º
7 condutores foram autuados por dirigirem após consumirem bebida alcoólica na noite da virada
2 condutores foram autuados por dirigirem após consumirem bebida alcoólica na tarde do dia 1º
71 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro na noite da virada
8 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro na tarde do dia 1º

SAIBA MAIS

Lei Seca

Em 2016, a Lei Seca completou oito anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece. Com o passar dos anos, a lei teve mudanças e ficou mais severa, com o objetivo de aumentar a conscientização de não se misturar a bebida com direção. Atualmente, o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito à multa no valor de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado. Caso a quantidade de álcool encontrada no sangue seja superior a 0,33 mg/L, o condutor vai preso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.