Execução

Detento é morto a tiros antes de voltar da saída temporária

José Carlos Viera de Azevedo, que deveria retornar ontem a Pedrinhas, depois de passar o Natal com a família, foi executado pela manhã, na residência onde morava, na área do Anjo da Guarda

Leandro Santos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
José Carlos Viera de Azevedo estava em casa quando foi assassinado
José Carlos Viera de Azevedo estava em casa quando foi assassinado (Detento é morto a tiros antes de voltar da saída temporária)

José Carlos Viera de Azevedo foi um dos detentos beneficiados com a saída temporária do Natal e deveria retornar no fim da tarde de ontem para a unidade prisional em São Luís. No entanto, isso não aconteceu, uma vez que ele foi executado a tiros na manhã de ontem numa residência localizada no bairro Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga.

O crime aconteceu por volta de 10h na Rua Gonçalves Dias, na Vila São Luís, na região do Anjo da Guarda. De acordo com o delegado Walter Wanderley, titular do 5º Distrito Policial (5º DP), que esteve no local da execução, os criminosos invadiram a casa onde a vítima estava e dispararam vários tiros contra José Carlos, que estava dormindo em uma cama.

Em seguida, os criminosos fugiram. Na residência, havia outras duas pessoas, que não foram atingidas pelos disparos. De acordo com as investigações, José Carlos respondia pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio. Um inquérito policial já foi instaurado para apurar o caso e localizar os responsáveis pelo delito.

Retorno
Terminou ontem, às 18h, o prazo para que os detentos beneficiados com a saída temporária do Natal voltassem para os presídios da Região Metropolitana de São Luís. Eles foram autorizados a passar o período natalino com a família desde o dia 21 deste mês.

Na saída temporária de Natal, 510 presos deixaram as celas. Essa foi a maior quantidade de detentos liberados por causa desse benefício este ano. São cinco as saídas temporárias aos quais os presos têm direito. A primeira é na Páscoa e, dos 362 beneficiados, 42 não retornaram. No Dia das Mães, dos 353 apenados beneficiados, 32 não retornaram.

No Dia dos Pais, dos 406 que deixaram os presídios, 38 não voltaram. Já no Dia das Crianças, 404 detentos beneficiados e 29 não retornaram para o presídio no prazo estipulado. Ao todo, 141 não retornaram para os presídios nas quatro etapas e são considerados foragidos.

Um dos detentos que voltou antes do prazo foi Francisco das Chagas Cosmo da Costa, conhecido como Cocada, de 28 anos. Ele foi preso por militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) no sábado, 24, por descumprir algumas obrigações. Ele portava 10 munições de calibre 38 e uma munição nove milímetros, que é restrito às forças de segurança pública. Foi conduzido para o Plantão de Polícia Civil da Cidade Operária e autuado em flagrante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.