Viagem

Grupo de brasileiros desaparece ao tentar entrar nos EUA pelo mar

Segundo contatos feitos pelas famílias, ao menos 19 brasileiros teriam tentado chegar a Miami a partir das Bahamas; ainda não há registro de prisão, naufrágio ou pedido de ajuda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Bahamas - Um grupo de brasileiros que tentava entrar ilegalmente pelo mar no Estados Unidos está desaparecido. Não há informações sobre a localização de ao menos 19 brasileiros desde o dia 6 de novembro, conforme estimativa do Ministério das Relações Exteriores com base em contatos feitos pelas famílias junto às autoridades.

Diplomatas brasileiros estão em contato desde então com oficiais dos EUA e Bahamas para tentar encontrar os brasileiros. Segundo o Itamaraty, o grupo deixou as Bahamas para fazer uma travessia de barco até Miami. Ainda não houve registro de prisão, naufrágio ou pedido de ajuda na região do desaparecimento.

As Bahamas passaram a ser consideradas um local de partida por brasileiros para a imigração ilegal em virtude da dispensa de visto para entrar no país e das dificuldades de chegar aos EUA pelo México.

Entre os brasileiros desaparecidos está Lucirlei Carita dos Reis, de 35 anos. Neia Carvalho, ex-mulher de Reis, relata que ele pegou um avião no aeroporto de Palmas no dia 21 de outubro rumo a São Paulo. De lá, seguiu para Bahamas e chegou no dia 26, onde permaneceu numa casa com a atual esposa Regiane dos Santos Viana e outros brasileiros aguardando a travessia.

"Eu estava achando estranho porque eles marcaram a viagem por várias vezes e adiaram porque cada dia chegava mais pessoas", contou Neia ao G1 ontem.

Das Bahamas, Lucirlei sempre mandava fotos perto de navios e da casa, onde ele estava. No dia 5, ele entrou em contato com Neia e disse que tinha chegado o dia de viajar. "Ele disse que ficaria até três dias sem dar notícias porque era o tempo de fazer a travessia". Três dias se passaram e Lucirlei não entrou mais em contato. Desde então, a família procura por ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.